Agências da ONU lançam plataforma digital contra desperdício de alimentos

Iniciativa une FAO, Ifad e PMA. Objetivo é melhorar segurança alimentar e geração de renda, segundo os orgãos, o mundo desperdiça comida suficiente para 2 bilhões de pessoas

Crédito: Creative commons/Vijay Chennupati

 

Comentário Akatu: A conscientização para reduzir o desperdício de alimentos como o novo programa online das agências da ONU, como mostra a  reportagem abaixo, contribui para a transição de uma sociedade mais sustentável. Cada consumidor pode fazer a sua parte, com pequenas mudanças em suas práticas cotidianas. Este novo comportamento e esta nova consciência são primordiais para reduzir o problema e trazer benefícios para a sociedade e o meio ambiente. Também vale lembrar que a redução do desperdício começa já nas etapas de plantio, armazenagem, processamento e distribuição de alimentos, que devem ser feitas de forma sustentável, considerando as necessidades e possibilidades socioambientais, em prol da comunidade global e do planeta.

Um novo programa online chamado Prática da Comunidade Global em Redução da Perda de Alimentos foi lançado no dia 24 de outubro, com objetivo de lidar com este problema.

O projeto é uma iniciativa conjunta da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Ifad) e do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Estimativas
Segundo estimativas das agências, o mundo desperdiça comida suficiente para alimentar cerca de dois bilhões de pessoas.

A meta da iniciativa é se tornar “ponto de referência global” na troca de informações entre órgãos públicos, sociedade civil e setor privado.

Como resultado, o projeto também vai permitir que as partes interessadas tenham acesso a notícias e eventos relevantes, bibliotecas e bancos de dados digitais, redes sociais e cursos online.

Em comunicado à imprensa marcando o lançamento do projeto, a vice-diretora-geral da FAO para Recursos Naturais, Maria Helena Semedo, destacou que com mais de 800 milhões de pessoas no mundo ainda passando fome, economizar comida é de suma importância.

Desperdício
De acordo com estimativas da ONU, cerca de 30% da produção global de comida, o que significa entre 40% e 50% da cultura de raízes, frutas e vegetais, 20% de oleagenosas, carne e laticínios e 35% de peixes, é perdida ou desperdiçada. Isto representa cerca de 1,3 bilhão de toneladas, ou o suficiente para alimentar 2 bilhões de pessoas.

 

Leia mais:

Sistema de Alimentação Sustentável é lançado por agências das Nações Unidas

ONU lança concurso pela redução de desperdício de alimentos nas escolas por Agência ONU 19 set 2014

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: