loader image
04.06.15 às 0:00

Adidas oferece desconto em compra para quem trouxer roupas e calçados esportivos usados

O projeto, uma ampliação do programa iniciado em 2012, passa agora a aceitar itens que vão além dos tênis esportivos

A adidas lançou o Pegada Sustentável 2.0, programa de logística reversa para promover o descarte correto de roupas e calçados esportivos, reduzindo os impactos ambientais. A iniciativa, que estará disponível em 41 lojas da marca até o final do mês, oferecerá 15% de desconto em compras na adidas por produto recolhido.

O projeto, uma ampliação do programa iniciado em 2012, passa agora a aceitar itens que vão além dos tênis esportivos, recolhendo também camisetas, calças, shorts, e blusas de qualquer marca ou estilo.

Os produtos descartados são transportados pela própria adidas até o Centro de Distribuição, aproveitando a operação de logística existente da marca – sem gerar emissões adicionais. Dali, os produtos seguem para a I:CO, entidade especializada em gestão de ciclo de vida de calçados e roupas e parceira da adidas, responsável pelo processo de triagem.

Dependendo do estado em que se encontra, o produto será direcionado para um dos três caminhos: reciclagem, onde a matéria prima é aproveitada para fazer outra peça; reúso, que passa por higienização e retorno ao mercado de roupa usada; ou geração de energia, processo que o descaracteriza e depois transforma em combustível, servindo para alimentar fornos de cimento.

Roupas e calçados esportivos são produtos de alta qualidade, feitos para durar. Por isso, em sua maioria, as peças descartadas ainda têm utilidade e contêm matéria-prima que serve para novos produtos. Segundo a adidas, há uma série de materiais presentes na moda no dia a dia, como borracha, algodão, poliéster e nylon que podem ser reaproveitados para fins diversos.

“Acreditamos muito na logística reversa como forma de transformar o usado em novo.  Este é o primeiro passo em direção a um ciclo fechado do produto. Agora, queremos incentivar nossos clientes a participarem desse processo, trazendo suas peças sem uso, de qualquer marca, para seguirmos com a construção desse caminho de consumo consciente”, diz Gudrun Veronika Messias, gerente de Sustentabilidade da adidas para a América Latina.

O Pegada Sustentável 2.0, que contribui com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, é uma das iniciativas sustentáveis do Grupo adidas ao redor do mundo. Em abril, a empresa anunciou uma parceria com a Parley for the Oceans, organização voltada à conscientização, preservação e limpeza dos oceanos, que prevê uma série de ações, como a eliminação gradual do uso de sacolas plásticas em lojas de varejo e a integração de materiais fabricados com resíduos plásticos dos oceanos.

Leia mais:

Funcionários da adidas participam de oficina de consumo consciente

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também