loader image
22.03.14 às 14:51

A produção e o consumo têm que mudar

Atividade interativa promovida pelo Akatu durante o 8º Congresso GIFE provoca reflexão nos participantes
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

“A produção e o consumo têm que mudar”. Esta foi uma das conclusões a que chegaram os participantes da atividade aberta realizada pelo Instituto Akatu durante o 8º Congresso GIFE. Nesta sexta (21), cerca de 20 pessoas debateram os resultados da Pesquisa Akatu: Rumo à Sociedade de Bem-Estar.

Após uma breve explicação sobre o que é o Akatu e os principais temas com os quais o instituto trabalha, por meio da interação, os participantes, divididos em grupos, trocaram percepções sobre a relação do consumidor com as escolhas que fazem no dia a dia, tanto por opções mais identificadas com os caminhos da sustentabilidade quanto com os caminhos do consumismo.

Entre os questionamentos abordados pelos participantes durante a atividade interativa, destacaram-se:

•    A urgência da transição do atual modelo de produção e de consumo para um paradigma mais sustentável;
•    A importância da existência de selos e certificados sociais e ambientais para facilitar a escolha do consumidor por opções mais sustentáveis;
•    A necessidade das informações estarem nos rótulos dos produtos e as recentes discussões sobre a previsão desse aspecto no Plano de Produção e Consumo Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente;
•    O desafio das empresas de fazer uma comunicação em que o consumidor confie;
•    A descrença do consumidor nas informações disseminadas pelas empresas e o poder transformador que ele tem de pressioná-las a mudarem de postura.

Além disso, foram apresentados os principais resultados da Pesquisa Akatu: Rumo à Sociedade de Bem-Estar, especialmente as expectativas da população quanto à responsabilidade das empresas no campo socioambiental e no ambiente de negócios.

Confira aqui todas as fotos da atividade

Fotos: Ana Néca – Instituto Akatu

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também