loader image
04.12.10 às 9:05

A hora do reconhecimento

Empresas parceiras e associadas ao Akatu conquistam importantes prêmios devido às suas práticas de responsabilidade social e sustentabilidade
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Quando se aproxima o final do ano é a hora ideal para o reconhecimento daqueles que dedicaram seu tempo à realização de feitos que beneficiam a sociedade e o meio ambiente nos quais todos vivemos. O Instituto Akatu teve a honra de participar da entrega de três prêmios que valorizam políticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Nas últimas semanas, Helio Mattar, diretor presidente do Akatu, foi membro dos júris e ajudou a eleger os melhores projetos e políticas de RSE pelo Prêmio Valor Social, promovido pelo jornal Valor Econômico; pelo Guia Exame de Sustentabilidade, promovido pela Revista Exame da Editora Abril, Parceira Institucional do Akatu; e pelo Prêmio Eco, conferido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham).

Prêmio Eco
ferecido desde 1982, o prêmio Eco, concedido no último dia 3 a 17 empresas, reconhece companhias nas categorias de Gestão Empresarial para a Sustentabilidade (GES), e Práticas de Responsabilidade Social Empresarial (PRSE).

O grande vencedor foi o Banco Real ABN AMRO, Parceiro Pioneiro do Akatu, com uma menção na categoria GES e quatro na PRSE, nas modalidades “Valores, Transparência e Governança”, “Público Interno”, “Fornecedores” e “Governo e Sociedade”.

O Banco Bradesco, Parceiro Mantenedor do Akatu, também foi destaque como empresa de grande porte na categoria PRSE, na modalidade “Consumidores e Clientes”. Uma divisão do banco, o Bradesco Capitalização, venceu nesta categoria, como empresa de pequeno porte, na modalidade “Meio Ambiente”. Como empresa de médio porte, a Brasilprev, também Parceira Mantenedora do Akatu, ganhou na modalidade “Fornecedores”.

Guia Exame de Sustentabilidade
Em dezembro, a Editora Abril, Parceira Institucional do Akatu, publicou o Guia Exame de Sustentabilidade 2007, uma edição especial da revista Exame voltada exclusivamente para o tema da sustentabilidade. A revista listou as 20 companhias-modelo em RSE no Brasil. A seleção das organizações apresentadas foi feita por um conselho consultivo formado por oito especialistas em sustentabilidade, oriundos de várias entidades brasileiras que se dedicam ao assunto. Entre elas, o Instituto Akatu, representado por Mattar.

Algumas empresas parceiras do Akatu foram premiadas entre as 20 empresas escolhidas, e tiveram sua trajetória descrita nas páginas do Guia. O Banco Real ABN AMRO, Parceiro Pioneiro do Akatu, foi novamente premiado, ao lado do Banco Itaú, também Parceiro Pioneiro do Akatu; a Philips e o Grupo Arcelor Mittal (Parceiros Mantenedores do Akatu) e a CPFL (Associada do Akatu na categoria Benemérito).

Valor Social
A edição de 2007 do prêmio Valor Social destacou os melhores projetos de sustentabilidade em empresas, dentre 180 trabalhos inscritos. O prêmio é concedido pelo jornal Valor Econômico às companhias que se destacam, dentro de sua estratégia de negócios, pela responsabilidade socioambiental e pelo compromisso com a busca da sustentabilidade da vida no planeta.

O Banco Real ABN AMRO, Parceiro Pioneiro do Akatu, concorreu em quatro categorias e ganhou duas delas, a de Respeito ao Consumidor/Cliente/Fornecedor e a de Gestão Sustentável, além de ter ganho o Grande Prêmio – todos na opinião do júri especializado. Outros Parceiros do Akatu, como a Arcelor (Parceiro Mantenedor) e a Coca-Cola (Associado Benemérito) também foram destacados na premiação.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também