loader image
25.10.16 às 14:58

Projeto incentiva cultivo de alimentos orgânicos nas calçadas em cidades dos EUA

A ideia dos idealizadores é que as pessoas tornem-se menos dependentes do atual sistema agrícola norte-americano

Já pensou cultivar verduras num cantinho de rua? O grupo Food is Free Project criou um projeto que incentiva a produção de pequenas hortas urbanas nos Estados Unidos. A ideia nasceu em Austin, Texas, mas já está se espalhando em outras regiões do país.

O objetivo do projeto é que as pessoas tornem-se menos dependentes do atual sistema agrícola: plantem alimentos em frente de suas residências, ofereça gratuitamente e convide os vizinhos a fazerem o mesmo – fortalecendo os laços na comunidade.

“Menos de 3 meses depois, a maioria dos vizinhos começaram a cultivar hortas comunitárias também. Estamos documentando o processo à medida que continuamos a expandi-lo. Também vamos compartilhando nossos erros e acertos”, afirmam os idealizadores em reportagem publicada no portal Ciclovivo.

Criar e manter uma horta urbana orgânica traz muitos benefícios: estimula o convívio social, serve de instrumento pedagógico para atividades de educação ambiental, ocupa espaços ociosos na cidade, além de favorecer a melhoria dos hábitos alimentares das pessoas envolvidas, já que os alimentos são produzidos localmente e orgânicos, sem agrotóxicos, que contaminam o solo. Ou seja, a prática é totalmente sustentável.

Gostou da ideia? Para quem quer começar e não sabe como, veja o pdf (em inglês) que o grupo disponibiliza: Food is Free Project.

Leia mais:

Aplicativo gratuito dá dicas sobre o cultivo de horta caseira

Cartilha auxilia na criação e na manutenção de hortas urbanas orgânicas

Manual grátis ensina o passo a passo da agricultura urbana

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também