loader image
25.10.16 às 13:09

Governo de Brasília adere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Entre as ações prometidas estão obras de infraestrutura da rede de água, de saneamento e tratamento de esgoto

O governo de Brasília aderiu à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) composta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os 193 Estados-Membros da instituição adotaram em setembro do ano passado a Agenda 2030, formada por 17 objetivos e 169 metas.

“No momento em que a ONU completa 71 anos de existência, assumimos o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esses compromissos são assumidos pelo governo de Brasília através de suas diversas secretarias”, afirmou Rollemberg, em entrevista à Agência Brasil. Ele citou como exemplos de ações para atingir alguns dos objetivos a universalização da educação infantil para crianças de 4 e 5 anos, a desativação do lixão da Estrutural com a construção de centros de triagem para os catadores de materiais recicláveis, obras de infraestrutura da rede de água, de saneamento e tratamento de esgoto em áreas mais carentes do Distrito Federal, além da ampliação da coleta seletiva do lixo.

O coordenador residente do Sistema Nações Unidas do Brasil, Niky Fabiancic, ressaltou, também em entrevista à Agência Brasil, que, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito para que os ODS sejam alcançados. Ele destacou a necessidade de melhorar a mobilidade urbana no Distrito Federal. “Mudanças inovadoras na área de mobilidade urbana, por exemplo, são imprescindíveis para garantir crescimento econômico sustentável e proteção ao meio ambiente”.

Na cerimônia de adesão, foi lançada uma campanha publicitária  para dar visibilidade à Agenda Mundial 2030, que será veiculada nas telas de mídia digital dos trens e estações do Metrô.

ODS e consumo consciente
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são metas que a ONU propõe para reduzir a pobreza, promover a prosperidade global e o avanço social e proteger o meio ambiente. São assuntos de elevada importância para a humanidade, visando dar sustentabilidade à vida no planeta. Nesse contexto se inserem consumo e produção sustentáveis, correspondente ao objetivo de número 12, que são pilares fundamentais para a transição civilizatória em que o mundo todo está envolvido. Para entender melhor o que significa tudo isso e pensar de que forma você poderá contribuir para um mundo mais sustentável, assista ao vídeo da ONU sobre os ODS.

Leia mais:

O que é desenvolvimento sustentável? ONU explica ODS em vídeo

ONU divulga 1º relatório de acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também