loader image
10.10.16 às 13:08

Evento “O que vamos comer amanhã?” aborda alimentação saudável e sustentável

Museu do Amanhã e Comida do Amanhã realizam seminário, feira e atividades sobre o tema para crianças e adultos no dia 15 de outubro, no RJ

Às vésperas do Dia Mundial da Alimentação, a iniciativa Comida do Amanhã e o Museu do Amanhã realizam o evento “O que vamos comer amanhã?” no dia 15 de outubro, a partir das 10h, na sede do Museu, no Rio de Janeiro (RJ). A programação inclui o seminário “Semeário”, a feira “Banquete, encontros no jardim” e ainda atividades para crianças e adultos com o “Alimentando Amanhãs”. O objetivo é abordar o tema sobre alimentação saudável e sustentável. O Instituto Akatu apoia o evento da iniciativa Comida do Amanhã e é um dos parceiros. O evento será transmitido online com gravação do Canal Futura neste link: http://original.livestream.com/fundacaorobertomarinho.

Semeário
O “Semeário”, trará ao auditório do Museu 13 palestrantes que apresentarão uma série de temas que vão desde a origem até o empoderamento através da comida, passando por pautas como alimentação infantil, desperdício de alimentos ou ainda compostagem orgânica. Para participar é necessário se inscrever no site do Museu do Amanhã.

Banquete, encontros no jardim
A feira será realizada no Jardim do Museu, das 10h às 17. Serão montadas 40 barracas da rede Rio Alimentação Sustentável (com presença de produtores da agricultura familiar e orgânica), e mais 16 barracas de culinária e 11 de artesanato dos seguintes parceiros: Sabores do Porto, feira realizada periodicamente na Praça Mauá; Refugiados apoiados pela Cáritas, onde as pessoas em situação de refúgio terão a oportunidade de apresentar seu artesanato e culinária típicos dos países de origem; Maré de Sabores, que representará a iniciativa da comunidade da Maré.

Alimentando os Amanhãs
O que vamos comer amanhã, de onde vem essa comida e para onde ela vai? Com a proposta de pensar juntos sobre esses questionamentos, a equipe de Educação do Museu do Amanhã realizará atividades nos dias 15 e 16 de outubro (sábado e domingo), a partir das 10h para descobrir, reconectar e encantar crianças e adultos com a comida, bem como integrar as experiências de alimentar o corpo e nutrir os sentidos.

A programação contará ao longo dos dois dias com “Oficina de Sabores com o Alimentamente”, onde as crianças aprenderão a preparar e saborear alimentos veganos, utilizando ingredientes orgânicos e frescos; “Trilhar os amanhã do que comemos”, visitas mediadas pelos educadores da instituição; “Conversas em Roda”, com a participação da autora de livros infantis Mariane Lino e a apresentadora Gabriela Kapim; palestra “Da geladeira à Lancheira” com Mayra Abbondanza, engenheira de alimentos e cozinheira.

O Museu do Amanhã fica na Praça Mauá, 1 – no Centro do Rio de Janeiro (RJ). Clique aqui e veja a programação completa.

Os parceiros do evento são Instituto Akatu, WWF, Conservação Internacional, Rio Alimentação Sustentável, Clube Orgânico Apoio institucional: Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Instituto Alana, Centro Rio +, Embrapa, Reffetorio Gastromotiva, Palestrantes: Conservação Internacional, Rio Alimentação Sustentável, Junta Local, Clube Orgânico, Ciclo Orgânico, Reffetorio Gastromotiva, Embrapa Agrobiologia, Centro Amazônia, Mayra Abbondanza, Alimentamente, Maré de Sabores, Cáritas, e Sabores do Porto.

Consumo consciente de alimentos
A transição para um novo modelo de civilização, mais sustentável, tem como um de seus fundamentos um estilo de vida mais saudável, que privilegie alimentos nutritivos. Adotar critérios conscientes para o consumo dos alimentos, como qualidade, origem, preço, informações sobre os impactos sociais e ambientais causados pela empresa fabricante, pode trazer grandes benefícios para sua saúde, para a sociedade e para o meio ambiente. Além disso, vale lembrar da importância em não desperdiçar comida. É importante  reaproveitar as sobras em outras receitas saudáveis, utilizá-las em composteiras ou ainda doá-las.

Leia mais:

Sesc São Paulo celebra o Dia Mundial da Alimentação com intensa programação

Brasileiro consome doces e refrigerantes em excesso, mostra estudo

Como alimentar cada vez mais pessoas de modo sustentável?

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também