loader image
27.01.12 às 17:09

Conheça as frutas de cada estação

Consumo de produtos da safra natural tende a gerar preços mais baixos, economia para o consumidor e menor impacto ambiental
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O consumidor encontra, hoje em dia, grande variedade de frutas nas feiras livres e supermercados durante todo o ano. Essa disponibilidade resulta do uso de algumas modernas técnicas de produção agrícola, envolvendo adubagem e sementes modificadas. Mas há obviamente a época da safra natural, isto é, a época em que a natureza produz a fruta sem necessidade de uma intervenção tecnológica mais intensa. Daí a expressão popular “fruta da estação”, como é o caso da uva e da manga em meses mais quentes.

O engenheiro agrônomo e pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Domingo Haroldo Reinhardt, explica que qualquer tipo de produção em escala comercial faz uso dessas técnicas, o que possibilita a oferta do produto fora de sua época natural.

Para ampliar a janela de oferta ao longo do ano, a produção orgânica usa técnicas de adubagem a partir de resíduos vegetais e animais para enriquecer o solo e potencializar a produção. “Esse processo não tem muita interferência no produto final. A fruta amadurece fora de sua época, mas obedece a seu ciclo natural”, explica Reinhardt. Os fertilizantes químicos, muito usados na agroindústria, aumentam o teor de água dos produtos reduzindo seu valor nutritivo e seu sabor, além de empobrecerem o solo em longo prazo. “A utilização dos adubos químicos, dos defensivos agrícolas e das sementes modificadas formam um círculo vicioso, porque essas plantações necessitam cada vez mais de adubação e proteção de químicos para se desenvolver”, explica o pesquisador da Embrapa.

Por respeitarem o ciclo natural de amadurecimento, as “frutas da época” têm sabor mais próximo ao original e acumulam mais nutrientes. “Além disso, devido à maior oferta no período, os preços tendem a baixar, o que gera economia para o consumidor final”, diz o engenheiro agrônomo Cloves Ribeiro Neto, do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf).

As “frutas da estação” comumente são produzidas em locais próximos aos seus pontos de distribuição. Optar por consumi-las contribui para a redução do impacto ambiental uma vez que essa prática “impulsiona a economia local, diminuindo as distâncias entre produtor e consumidor, o que reduz o desperdício de produtos durante o seu transporte”, completa Cloves.

Estação das frutas

 

Fonte: Ceagesp, Embrapa, Instituto Agronômico de Campinas, Instituto Brasileiro de Frutas

Consulte também:
Tabela com outros alimentos da época: aqui

Leia também:
Sobre produtos orgânicos. Clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também