loader image
10.03.11 às 14:33

30% das águas brasileiras têm qualidade ruim ou péssima

SOS Mata Atlântica analisou 43 fontes e concluiu que nenhuma delas é considerada boa nem para o consumo humano nem para a indústria
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Uma pesquisa feita pela Organização Não Governamental SOS Mata Atlântica analisou, ao longo de 2010, 43 fontes de águas naturais em 12 Estados e no Distrito Federal e concluiu que nenhuma das amostras estudadas apresentou qualidade boa ou ótima. Em 70% dos rios, lagos e córregos, a qualidade do recurso era regular, 25% considerada ruim e 5% péssima.

Baseada em parâmetros definidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o levantamento constatou que o principal agente de poluição é o esgoto doméstico e demonstrou que as águas precisam de tratamento para qualquer uso, seja para o consumo ou para indústria.

Para realizar a análise, a equipe classificou a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos). Os indicadores considerados são basicamente ligados à falta de saneamento básico: presença de bactérias, larvas e vermes, espuma, vários tipos de resíduos sólidos e orgânicos, mau cheiro e baixa quantidade de oxigênio na água.

Espírito Santo e Pernambuco têm as fontes de água com as melhores condições, mas ainda com classificação regular: rio Doce, em Linhares (ES), e lagoa Maracajá, na cidade de Lagoa dos Gatos (PE).

Já as piores fontes hídricas ficam na Bahia e no Rio de Janeiro: o rio Verruga, em Vitória da Conquista (BA), e o lago do Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro (RJ).

 

Segundo Malu Ribeiro, coordenadora do programa Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, este resultado indica a necessidade urgente de se adotar ações em defesa da boa qualidade da água em todo o país.

“Com a ação, queremos despertar nas pessoas a necessidade de mudança de comportamento. Encontramos rios cada vez mais comprometidos, mesmo em regiões em que imaginávamos boas condições”, explica. “As populações poderiam se envolver mais e formar grupos voltados a acompanhar a situação destes rios e, dessa forma, cobrar medidas adequadas das autoridades”, recomenda.

 

Dia Mundial da Água

 

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Instituições governamentais, ONGs e empresas estarão mobilizadas na semana comemorativa para realizar palestras, conferências e fóruns abertos para discutir formas de diminuir o impacto negativo em relação a este bem finito nas comunidades.

A ONU (Organização das Nações Unidas) criou um site para unificar uma agenda de eventos mundial, divulgar publicações e material de campanha de internet, feito especialmente para postagem em blogs e websites.

O tema da campanha da ONU deste ano é “Água para as cidades”, que tem como foco o acesso ao saneamento básico e a qualidade da água consumida nas grandes cidades.

Leia também:

Está cada vez mais difícil achar água potável

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também