loader image
26.03.12 às 12:09

15 de Março – Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Qual o papel do consumo na sua vida?
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Hoje é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, um dia que marca a construção dos direitos das pessoas a terem acesso ao consumo de produtos com a qualidade prometida, preços justificados e informação adequada.

É também um dia de todos nós. Todos consumimos, apesar das diferenças sobre quanto, como e o quê consumimos.

Em princípio, consumir é uma ação meio para obtermos algum tipo de satisfação – de fome, sede, frio, prazer. Porém, na sociedade atual, o consumo adquiriu outros significados. Consumir pode significar ter mais força ou ser melhor sucedido, independentemente do que se consome e de que bem estar isso traz.

Para consumir mais, trabalha-se mais. Segundo resultados de uma pesquisa da agência de recrutamento Asap e do Ministério da Providência Social, publicados em outubro de 2011, 68% dos executivos brasileiros aumentaram sua jornada de trabalho nos últimos cinco anos; 78% declararam que são contatados regularmente, via telefone ou e-mail, fora do seu horário regular de trabalho; 52% respondem e-mails referentes ao trabalho durante os dias de recesso.

Nessa lógica, temos menos tempo livre e menos convívio com as pessoas que amamos. E para que as pessoas consumam mais, a sociedade produz mais. É preciso observar, no entanto, que este modelo tem um limite. A produção é baseada em recursos naturais finitos. Hoje mais de dois terços da população mundial consome o mínimo do que precisa ou abaixo disso, enquanto apenas 16% da humanidade consome 78% dos recursos naturais extraídos do planeta.

Além da desigualdade, a humanidade já está consumindo 50% mais recursos do que a Terra consegue repor. Repor recursos significa a capacidade do planeta de purificar o ar, produzir água potável, recuperar áreas agricultáveis e absorver todo tipo de resíduo gerado no consumo.

Por tudo isso, o Akatu sugere a você aproveitar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor para pensar sobre o papel do consumo na sua vida e como você pode contribuir para um mundo mais sustentável.

Consumir conscientemente é levar em consideração como aquilo que consumimos afeta as pessoas, a economia, a sociedade e o meio ambiente. Que impactos os produtos que consumimos geraram antes de chegar às nossas casas? Que impactos geram quando os utilizamos? E quando os descartamos?

Nós, por meio de nossas escolhas, podemos maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos nossos atos de consumo.

 

Siga no twitter.
Curta no facebook.
Adicione no orkut.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também