Edukatu

Menu

Edukatu

Projeto do Instituto Akatu, o Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e da sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil.

 

Nesta plataforma, há materiais pedagógicos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades, jogos, etc.) distribuídos em circuitos temáticos para professores e estudantes explorarem. Além disso, a plataforma possibilita que escolas troquem ideias e compartilhem informações com outras escolas.

Ao longo de seus cinco anos de existência, o Edukatu já soma mais de 300 mil pessoas impactadas e comemora os mais de 30 mil alunos, 8 mil professores e 3 mil escolas cadastrados em sua base, em todo o Brasil.

 

 

“Grande parte dos nossos hábitos, incluindo os de consumo, são aprendidos na infância e reforçados ao longo da vida. Uma das formas mais eficazes para que as pessoas se disponham a consumir de forma diferente é que desenvolvam esses hábitos desde cedo, entendendo o consumo como uma prática que conecta o indivíduo ao coletivo e ao mundo, e conhecendo os impactos dessa prática sobre si próprias, sobre a sociedade e sobre o meio ambiente. É nisso que o Edukatu investe”, explica Denise Conselheiro, coordenadora do Edukatu.

Criado em 2013, o Edukatu é fruto de uma parceria com a Braskem, com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação. O projeto também possui parcerias com diversas redes de ensino públicas e privadas.

Atualmente, o projeto conta com o apoio financeiro de:

Braskem
Instituto MRV

Também apoiam ou apoiaram o projeto: Costa Brava; Elektro; Fundação Cargill; Grupo Mais Unidos; HP; KPMG; Sabesp; e Unilever Foundation.

Sua elaboração envolveu especialistas em educação, sustentabilidade, comunicação e cultura digital. Sua abordagem destaca a internet e as tecnologias de comunicação como linguagens fundamentais, que dinamizam as relações e estimulam a constante troca de informações, principalmente dentro do ambiente escolar.

Impactos do Edukatu:

~ 300.000 indivíduos impactados
~ 42.000 pessoas inscritas na plataforma
~ 30.000 alunos cadastrados
~ 8.800 professores cadastrados
~ 3.800 escolas cadastradas

Saiba como uma empresa pode apoiar o Edukatu

Entre em contato conosco por e-mail:  edukatu@akatu.org.br

Conheça os apoiadores do Edukatu

Leia o depoimento de executivos e responsáveis de empresas e instituições que apoiam o Edukatu