Sabe por que é importante reduzir sua pegada de carbono?

Continue Lendo ...

Se uma pessoa trocar o carro pela caminhada cinco vezes na semana, em um curto percurso de 1,5 km no total, ao longo de 56 anos, será evitada a emissão de uma quantidade de gases de efeito estufa (GEE) equivalente à emitida na produção de energia elétrica para abastecer uma residência por 41 anos.

Se você pensa em comprar uma nova calça jeans, deve se lembrar de que a produção e manutenção de apenas 23 pares de jeans emitem uma quantidade de gás carbônico equivalente à emitida por um carro em uma viagem de quase 4 mil quilômetros, como de Porto Alegre até Belém do Pará.

Como é preciso reduzir a emissão de carbono para combater o aquecimento global, o Akatu oferece um conjunto de ações e suas respectivas emissões para você escolher onde você prefere atuar!

01.

Atente-se ao ar condicionado de seu carro

  Os HFCs (hidrofluorcarbonos) são gases de refrigeração comumente utilizados no ar condicionado de carros, ônibus e caminhões e que possuem um alto potencial de…

02.

Vá de metro, trem, bike ou a pé!

  O CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis é uma das substâncias danosas à camada de ozônio. O CO2 é um gás de efeito…

03.

Mobilize sua família e amigos

  O Brasil comprometeu-se com a eliminação de substâncias prejudiciais à camada de ozônio como parte do compromisso estabelecido na Convenção de Viena pela Proteção…

11.

Substitua sua geladeira antiga

  Os refrigeradores com mais de 20 anos trabalham com um gás refrigerante e com um material para isolamento térmico que contêm o gás chamado…

12.

Verifique seu ar condicionado

  Serviços de conserto de refrigeradores e de aparelhos de ar condicionado (RAC) respondem por 82% do consumo de HCFCs (hidroclorofluorcarbonos) no Brasil (Protocolo de…

16.

Troque o carro pelo metrô e consuma arroz sem preocupação

Se você utilizar o metrô ao invés do carro duas vezes por semana, evitará, em 1 ano, uma emissão de gases de efeito estufa equivalente à da produção de arroz suficiente para abastecer uma família de 4 pessoas, diariamente, por quase seis anos.

17.

Caminhar em trechos curtos faz a diferença, sim!

Fazer trechos curtos a pé – como ir até a padaria, mercado ou farmácia perto de casa – é uma das mudanças de hábitos que podem fazer uma diferença positiva se praticado por muitas pessoas por um longo período.

19.

Pense bem antes de comprar um jeans novo

Tudo o que consumimos tem um preço monetário e um custo referente aos impactos ambiental e social que não está considerado no preço. Com as nossas roupas não é diferente.