Varra a calçada e economize água suficiente para muitas descargas!

Brasileiros limpando a calçada só com vassoura por 1 ano, haverá uma economia de água suficiente para dar 2 descargas por dia neste ano.

 

Quantas vezes, ao andar pela rua, nos deparamos com a seguinte cena: alguém utiliza a mangueira para lavar a calçada, empurrando cada folha ou pequena sujeira com o fluxo da água ao invés de usar uma vassoura? Esta situação é muito comum em tempos de estiagem, pois, como não chove, a tendência é que as pessoas passem a limpar as calçadas por conta própria utilizando mangueiras, quando vassouras seriam suficientes. É importante ressaltar que a vazão de uma torneira de jardim é de, aproximadamente, 19 litros por minuto e em períodos sem chuva os reservatórios de água costumam operar abaixo de seu nível ideal. Dessa forma, todos os esforços de economia de água são valiosos para manter o mínimo de abastecimento para o máximo de pessoas possível. Assim, é essencial que possamos diminuir o gasto exagerado de água, com as pessoas adotando hábitos mais conscientes no seu dia-a-dia.

Pequenas mudanças cotidianas, apesar de parecerem pouco significantes sozinhas, se praticadas por uma grande quantidade de pessoas, podem resultar em um enorme impacto positivo. Substituindo a mangueira pela vassoura para a limpeza de calçadas pode ser suficiente para economizar um grande volume de água.

Se uma família fizer uma limpeza de calçada mensal* e a realizar com vassoura, ao invés de mangueira, o volume de água economizado, ao longo de um ano, será suficiente para serem acionadas 2 descargas todos os dias durante esse ano.

*supondo que sejam realizadas 4 lavagens da calçada ao mês

Dados:
– Vazão de uma torneira de jardim: 19,2 litros (Sabesp)
– Água consumida por descarga (vaso sanitário com caixa acoplada): 6 litros (Sabesp)

Premissas: São realizadas 4 (quatro) lavagens de calçada ao mês, uma para cada semana. Considera-se que cada lavagem tenha duração de 5 minutos.

 

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: