loader image
04.02.19 às 10:46

Recolha a água de enxágue da máquina de lavar e reutilize para dar a descarga!

Reaproveitamento de água
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A máquina de lavar tem um consumo considerável de água em uma residência. Para se ter uma ideia, cada ciclo de lavagem consome, em média, 96 litros de água. Com isso, é  importante perceber a necessidade de adotar medidas que economizem no uso desse recurso e que facilitem o seu reaproveitamento.

Uma ação fácil de ser implantada é, antes de colocar as roupas na máquina, procurar juntar o máximo de peças possível, pois isso reduz a quantidade de ciclos de lavagem ao longo do tempo. E ao lavar as roupas, procurar direcionar o cano de despejo da máquina para um balde de modo que a água usada na lavagem poder ser coletada para ser reaproveitada.

Se uma residência recolher, por um mês, a água que sai da máquina de lavar em todos os ciclos de lavagem, ao final de um mês terá coletado 770 litros de água* (mais de 4% do consumo mensal total de uma residência). Esse volume é suficiente para dar até 130 descargas nessa mesma residência.

*Supondo que cada residência lava suas roupas duas vezes por semana (uma vez para as roupas claras e outra para as escuras) e considerando que um mês tem quatro semanas, totaliza-se oito ciclos de lavagem por mês.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também