Pense bem antes de comprar um jeans novo

Tudo o que consumimos tem um preço monetário e um custo referente aos impactos ambiental e social que não está considerado no preço. Com as nossas roupas não é diferente.

 

Tudo o que consumimos tem um preço monetário e um custo referente aos impactos ambiental e social que não está considerado no preço. Com as nossas roupas não é diferente. Por exemplo, para produzir uma calça jeans são necessários em média 10.850 litros de água*, quantidade suficiente para suprir o consumo residencial (lavar louças, tomar banho, beber, cozinhar, …) de uma pessoa por mais de três meses!

Além disso, de acordo com uma análise de ciclo de vida realizada por um fabricante global de roupas, ao longo da sua vida útil, a produção e manutenção dessa calça geram o equivalente a 33,4 kg de gás carbônico, um dos gases causadores da mudança climática.

Considerando esse valor, a produção e manutenção de apenas 23 calças jeans causam a emissão de gás carbônico equivalente a uma viagem de quase 4 mil quilômetros de carro, como de Porto Alegre até Belém do Pará.

*Cálculo da ONG Water Footprint Network

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: