loader image
15.03.19 às 18:32

Não jogue óleo de cozinha na pia e evite a poluição de muita água

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O descarte incorreto do óleo de cozinha usado é muito frequente. Isso porque é comum que as pessoas desconheçam os impactos negativos associados a essa prática ou simplesmente não tenham acesso à informação que indique a maneira mais adequada de descartar esse tipo de resíduo.

Apesar de ser utilizado no preparo dos alimentos, o óleo de cozinha não pode ser descartado da mesma forma que os demais resíduos orgânicos e muito menos pode ir pelo ralo. Devido às substâncias insolúveis em água (os chamados lipídeos) presentes em sua composição, quando descartados de maneira irregular, os óleos podem obstruir tubos e encanamentos, provocar o refluxo de esgoto, ou ainda poluir os corpos hídricos e afetar significativamente a vida aquática.

Então, o que fazer com o óleo de cozinha? O óleo de cozinha possui, sim, reciclagem! Após utilizar o óleo (de preferência em pouca quantidade), você pode armazená-lo em uma garrafa PET, lembrando-se de sempre fechar bem as garrafas para evitar vazamentos. As garrafas PET cheias de óleo usado devem ser encaminhadas às empresas especializadas neste tipo de coleta seletiva ou postos de entrega voluntária espalhados por toda a cidade. Veja onde entregar seu óleo de cozinha aqui.

Existe também a possibilidade de armazenar o óleo de cozinha para fabricar o seu próprio sabão em casa mesmo, através de uma receita simples e com apenas alguns ingredientes. Aprenda a reaproveitar seu óleo de cozinha para fazer sabão caseiro com essa receita aqui.

 Se uma família, de quatro pessoas, deixar de descartar uma colher de óleo de cozinha na pia, todos os dias, encaminhando esse resíduo para postos adequados de coleta seletiva, ao final de um ano terá evitado a poluição de mais de 136 mil litros de água, quantidade suficiente para atender as necessidades básicas dessa mesma família por quase um ano.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também