Menos descartável, mais durável

Se 1/3 dos brasileiros trocar 5 copos descartáveis/dia por 1 durável, em 5 dias, evitam 1 pirâmide de copos da altura do maior pico africano.

 

Repensar a necessidade de utilização dos copos descartáveis e substituí-los por versões reutilizáveis contribui com a redução no volume desse resíduo, que acaba contribuindo para lotação dos aterros sanitários ou indo para em lixões e até mesmo para os oceanos.

É também importante pensar no impacto da produção destes copos, que são usados por poucos minutos, mas que demandam vários recursos naturais em seu processo de fabricação, como água, energia e petróleo, sendo com isso responsável pela emissão de gases de efeito estufa que contribuem para o agravamento das mudanças climáticas.

Se uma pessoa substituir o uso de copos plásticos descartáveis pelo uso de copos de plástico duráveis (como por exemplo o oferecido pela ‘Menos 1 Lixo’), evitaria o consumo de 5 copos descartáveis por dia, durante a semana de trabalho. Considerando que um terço dos brasileiros trabalham em lugares que usam copos descartáveis e que esses todos aderissem à substituição dos copos descartáveis por duráveis, seria poupado, em apenas 5 dias (uma semana de trabalho), o uso de mais de 1,7 bilhão de copos descartáveis que, se fossem empilhados formando uma pirâmide, atingiriam quase 5 mil metros de altura – similar à altura do Kilimanjaro, o ponto mais alto da África!

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: