Leve listas para o mercado ou à feira

Cada brasileiro desperdiça 41 kg/ano. Planeje o cardápio, faça uma lista e compre só o necessário. Evite o desperdício de alimentos.

 

Estima-se que 28% dos alimentos produzidos são desperdiçados na fase de consumo. Por isso, é necessária uma mudança na forma de consumo dos alimentos em casa já que grande parte do problema vem do próprio consumidor (FAO). Só no Brasil, o desperdício per capita de alimentos é de 114 g por dia, o que representa 41,6 kg por ano (Embrapa). Para reduzir o desperdício, ir às compras sabendo o que se precisa comprar vai evitar a compra de itens que você já tem em casa e, portanto, desnecessários, além de aliviar o bolso na hora do caixa.

Planejar o cardápio semanal e ir às compras com uma lista precisa das necessidades evita desperdício de dinheiro e de alimentos, pois estes serão comprados com uma finalidade pré-definida e apenas na quantidade realmente necessária. Assim, antes de ir ao mercado ou à feira, verifique tudo o que você possui em sua despensa e tudo o que falta para o cardápio da semana. Depois de verificar os itens faltantes, elabore uma lista e atenha-se a ela no momento da compra.

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: