loader image
30.11.18 às 17:50

Economizar água na hora de lavar a louça dá voltas ao mundo

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Para lavar a louça acumulada na pia, não é necessário deixar a torneira aberta o tempo todo, nem usar água corrente para retirar os restos de comida dos pratos, panelas e talheres antes de ensaboá-los.

O melhor é remover os restos de comida com a ajuda dos talheres e guardanapos já usados e depois, usando uma esponja ou pano umedecidos com detergente ou sabão, lavar a louça diretamente. Assim, você usará uma pequena quantidade de água apenas para umedecer a esponja e só precisará abrir torneira na hora do enxágue.

Seguindo essa orientação e considerando que você reduza em 5 minutos o tempo que a torneira fica aberta, quase 70 litros de água serão economizados a cada lavagem. E, ao longo de um ano, essa simples mudança economizará água suficiente para abastecer uma casa por mais de um mês e meio!

Se todas as residências brasileiras passassem a remover os restos de comida dos pratos após as refeições usando os talheres e guardanapos usados e usassem então uma esponja umedecida com detergente ou sabão, usando água apenas no enxague, e essa fosse uma prática diária por um mês, a quantidade de água economizada seria suficiente para encher mais de 13 milhões de caminhões-pipa que, se enfileirados, dariam mais de 3 voltas na Terra.

*PREMISSAS:

– Lavagens de louça: uma lavagem por dia durante 30 dias

– Água para umedecer a esponja: 50 ml = 0,05 litros

– Tempo a menos com a torneira aberta: 5 minutos

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também