Cuidado com o consumo no modo stand-by!

Dois televisores deixados em modo stand by por 1 mês consomem a mesma quantidade de energia de um aparelho de DVD ligado por 2 horas, diariamente, ao longo de seis meses. Nossa dica? Desligue seus aparelhos da tomado e poupe energia.

 

A luz vermelha ou verde que fica acesa continuamente em alguns aparelhos eletroeletrônicos indica que o aparelho está em modo “stand-by”. Mesmo sem estar sendo utilizado, o aparelho está consumindo energia elétrica. Inicialmente, essa simples “luzinha” pode parecer irrelevante se comparada ao consumo total de energia elétrica em uma residência, mas ela, na verdade, indica que o aparelho está recebendo uma determinada quantidade de energia para que esteja pronto para ser acionado a qualquer momento. Então tome cuidado: o stand-by pode contribuir sim com o aumento na sua conta de luz sem que você perceba!

Considerando que cada aparelho de televisão fica em modo stand-by durante 22 horas diárias, dois televisores, mesmo sem estarem em uso, consomem durante um mês uma quantidade de energia equivalente ao que usa um aparelho de DVD ligado por 2 horas todos os dias ao longo de seis meses!

Uma forma prática de tirar os aparelhos do stand-by é mantê-los numa régua com várias tomadas, de modo a acioná-los somente quando for ser usado.

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: