loader image
25.10.18 às 16:11

Escove os dentes de torneira fechada e economize uma hora das Cataratas de Iguaçu

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O desperdício de água em casa ocorre de diversas maneiras e, em geral, ainda não tem sua devida significância reconhecida por grande parte da população, pois muita gente acredita que aqueles poucos minutos gastos ao escovar os dentes não representam um consumo significativo de água. No entanto, esse hábito equivale a um gasto enorme de água se for considerado que as pessoas escovam os dentes várias vezes por dia, durante a vida toda, e o gasto é multiplicado muitas vezes se for considerado não apenas um indivíduo, mas um determinado grupo de pessoas.

Escovar os dentes com a torneira aberta, além de representar um gasto desnecessário de um recurso tão importante para a humanidade e que, infelizmente está cada vez mais escasso, ainda representa um desperdício de dinheiro na conta de água de uma residência, cujo valor poderia ser  facilmente reduzido.

Imagine a quantidade de água que desce pelas Cataratas do Iguaçu. Agora imagine quanta água sai de uma torneira aberta ao escovar os dentes. Apesar de parecem muito distantes, esses volumes “conversam entre si” quando considerado um longo período de tempo e, mais ainda, um grande grupo de pessoas.

Se 10 milhões de brasileiros escovarem os dentes 3 vezes ao dia durante um mês, com a torneira fechada,  usando apenas um copo d’água para enxague, seria possível economizar o equivalente a uma hora do volume de água que cai pelas Cataratas do Iguaçu.

Ou, se os mais de doze milhões de habitantes da cidade de São Paulo adotassem o mesmo hábito, em apenas 23 dias se economizaria a mesma quantidade de água que cai pelas Cataratas do Iguaçu por uma hora.

*Vazão média das Cataratas do Iguaçu = 1.500 m3/s (Cataratas do Iguaçu)

*Vazão de torneira de pia de banheiro (½ volta de abertura) = 2,4 litros/min (Sabesp)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também