loader image
25.04.19 às 10:58

Pinga-pinga da torneira: mais que um barulho, um desperdício

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Uma torneira pingando pode ser um dos grandes vilões do gasto de água em casa sem que você perceba e, além de contribuir com o desperdício de um recurso tão precioso para a manutenção da vida na Terra, o “pinga-pinga” da torneira ainda contribui para o aumento da sua conta de água no final de um mês.

Uma torneira de cozinha que, ao ser fechada, continua com um gotejamento rápido*, desperdiça 960 litros de água por mês. Essa quantidade de água é similar à ingerida diariamente por uma pessoa ao longo de um ano e três meses**! Se todas as residências brasileiras tivessem um pinga-pinga como esse, em pouco mais de 3 dias seria desperdiçada uma quantidade de água suficiente para encher os 6,2 bilhões de litros da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

Mas esse problema é bem fácil de ser resolvido e não demanda nenhuma reforma na sua cozinha ou no seu banheiro ou gastos exorbitantes. Você mesmo pode acabar com esse desperdício em casa, simplesmente trocando o vedante da torneira, popularmente conhecido como “courinho”, e que pode ser encontrado para torneiras em geral por pouco mais de R$ 2,00*** em qualquer loja de ferragens ou materiais de construção. Se ao trocar o vedante sua torneira continuar pingando, pode ser que você precise trocar o reparo – peça que participa da contenção da água[1] em torneiras que, para abrirem por completo, devem dar mais de uma volta[2] – e, nesse caso, consulte um encanador para descobrir qual a solução mais indicada.

* gasto de 32 litros por dia (Sabesp)

** supondo que cada pessoa beba 2 litros de água por dia

*** vedante para torneiras em geral da Leroy Merlin

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também