Conselhos

Ulisses Kameyama
Presidente

Engenheiro de produção pela UFRJ, sócio fundador da consultoria Recital, assessoria estratégica e financeira, e da importadora Belle Cave. Foi diretor de desenvolvimento para a América Latina do Grupo Casino durante quase 8 anos.  Passou 2 anos como diretor de desenvolvimento de negócios na Brasil Telecom, 6 no banco Rothschild em fusões e aquisições e 2 na Accenture.

João Paulo Capobianco

Biólogo, ambientalista e consultor, especialista em Educação Ambiental pela Universidade de Brasília e Doutor em Ciência Ambiental pela USP. foi Secretário Nacional de Biodiversidade e Florestas e Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente (2003 a 2008), quando exerceu, entre outras, as funções de coordenador do Grupo de Trabalho Interministerial de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia, presidente do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético e da Comissão Brasileira de Florestas, vice-presidente do Conselho Nacional do Meio Ambiente e presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Foi professor visitante da Universidade de Columbia (2008 a 2009) onde desenvolveu estudos na avaliação e identificação de processos capazes de conter o desmatamento em países em desenvolvimento e criar novos fluxos de recursos significativos para a compatibilização do desenvolvimento sustentável nas zonas rurais e a redução da perda de biodiversidade. Fundou e dirigiu várias as organizações não-governamentais no Brasil, incluindo a Fundação SOS Mata Atlântica, o Instituto Socioambiental e o Instituto Democracia e Sustentabilidade, do qual é atualmente vice-presidente. É autor de diversas publicações sobre questões ambientais. Em 2003, o livro Biodiversidade na Amazônia Brasileira, por ele organizado, recebeu os prêmios de melhor publicação em Ciências Naturais e da Saúde e Livro do Ano, concedidos pela Câmara Brasileira do Livro. Atua principalmente nos seguintes temas: conservação ambiental, gestão ambiental, políticas públicas, desmatamento e diversidade biológica.

Luiz Alexandre Mucerino

Empresário desde 1984, atuou em diversas áreas da construção civil, atualmente na incorporação e construção de empreendimentos próprios. É engenheiro civil pelo Mackenzie, bacharel em direito e MBA ambos pela USP. Participa há mais de 25 anos em diversas organizações não governamentais, sendo membro fundador da Associação dos MBAs da FIA, do Instituto GESC, do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e do Instituto Jatobás, sendo desde sua fundação, seu vice-presidente executivo.

 

Luiz Ernesto Gemignani

É membro do Conselho de Administração do Grupo Promon desde 2010. Na Promon desde 1978, foi eleito Diretor Presidente em 2001, posição que ocupou por nove anos. Foi  membro do Conselho de Administração da Natura de 2007 a 2016. Graduou-se em Engenharia Mecânica de Produção em 1970, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e participou em 1989 do Advanced Management Program da Harvard Business School.

Marcos Bicudo

Presidente do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) no Brasil desde 2008 e CEO da Vedacit – Otto Baumgart desde 2017. Atuou por mais de 20 anos na SC Johnson em vários países, como Brasil, Canadá, EUA e Europa. Em 2005, ele assumiu o cargo de CEO Brasil para Amanco. Entre 2009 e 2012, ele foi CEO da Philips no Brasil e para a América Latina. Entre 2013 e 2017 foi CEO da Masisa. Foi figura-chave no planejamento da iniciativa “Rio Cidade Sustentável” durante a Rio + 20, em 2012. É formado em Administração de Empresas pela PUC-SP e possui estudos de pós-graduação em universidades como a Kellogg, Insead, McGill, Harvard Business School (PMD 72) e Cambridge.

Marcos Grasso

Graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e com formação em executive coaching na Columbia University, EUA. Líder da Eurazeo para America do Sul, sócio da M2G Advisors, membro do conselho da Tok Stok, Iberchem, Cacau Show, Instituto Akatu, e mentor da Endeavor. Entre 1986 e 2013, atuou no Brasil, Estados Unidos, Indonesia, Portugal e Colombia em empresas como Warner-Lambert, Pfizer, Cadbury e Mondelez/Kraft Foods onde foi Diretor Presidente para o Brasil (2010/2013). Foi conselheiro da BRF, C&A Brasil, Condor e Kraft/Sadia Cheese JV.

Marise Barroso

Comunicadora Social pela UFRJ, Mestrado em Comercialização pela Universidade Metropolitana, Venezuela e é presidente da Masisa Brasil, Em Comunicação, Marketing, Vendas, Desenvolvimento de Novos Negócios e Gestão de Sustentabilidade, desenvolveu carreira como líder em importantes empresas internacionais. Foi Diretora Comercial da AOL Brasil, diretora de marketing e posteriormente presidente na Amanco. Eleita pelo Jornal Valor Econômico como uma das 15 Melhores Gestoras de Empresa do Brasil, é membro do Conselho Estratégico da Rede de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade e conselho do MBA FIA-USP.

Renata Moura

Formada em Direito, MBA em Operação pelo Instituto de Empresas (Espanha), pós-graduada no COPPEAD/UFRJ e Gestão Empresarial pelo Instituto Dom Cabral/ENSEAD. Experiência de 20 anos em RH, tendo atuado inicialmente por 6 na área jurídica da AMBEV e depois seguiu carreira em RH. Participou da privatização do sistema telecomunicações do Brasil, como Diretora de RH da OI, posteriormente, assumido a VP de RH do Grupo Santander. Durante seus 6 anos no Carrefour foi responsável das áreas de RH, Sustentabilidade e Relações Institucionais. Desde 2016, atua como Sócia da consultoria Integration, é líder da área Fator Humano & Organizações.

 

Ricardo Vacaro

Empresário, é diretor-geral da RL Higiene, fundador e atual presidente do Conselho Deliberativo da Allia Higiene, membro dos Conselhos Deliberativos do Instituto Akatu, Instituto Cidades Sustentáveis e Instituto Ethos. Foi fundador e presidente da ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado Institucional de Higiene e Limpeza, coordenador-geral do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais, e membro do Conselho de Administração da Fundação Abrinq pelo Direito da Criança e do Adolescente.

 

Ricardo Young

Vereador da Câmara Legislativa de São Paulo. Empresário, graduado em administração pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e pós-graduado em administração geral pelo Insper e em lideranças sistêmicas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT); conselheiro das empresas Fibria, Amata e Kimberly-Clark, entre outras, e das ONGs Todos pela Educação, Rede Nossa São Paulo e Instituto Democracia e Sustentabilidade; ex-presidente do Yázigi Internexus e da Associação Brasileira de Franchising; ex-diretor-presidente do Instituto Ethos e do Uniethos; ex-conselheiro das organizações internacionais Global Reporting Initiative (GRI) e Accountability.

Sergio Mindlin

Presidente do Conselho Deliberativo e sócio-fundador do Instituto Ethos, engenheiro de produção (USP), mestre em psicologia social (Univ. Cornell) e doutor em administração (USP). Sócio-diretor da consultoria Ação Responsável, membro-fundador do Conselho Akatu e fundações Roberto Marinho e Jari. Membro da Comissão de Sustentabilidade e do Colegiado de Conduta do IBGC. Presidente da Fundação Telefônica, Conselheiro de Administração e Presidente da Metal Leve, membro do Conselho do GIFE, presidente do Conselho e Presidente da Fundação Abrinq, fundador e coordenador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE).