loader image
02.04.14 às 12:23

Marise Barroso: igualdade entre os gêneros é o caminho para um mundo sustentável

A conselheira do Instituto Akatu e presidente da Masisa Brasil explicou como a equiparação entre homens e mulheres apontaria para um futuro mais sustentável
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

“Para mim, sucesso é igual a felicidade”, disse a presidente da Masisa Brasil e conselheira do Instituto Akatu, Marise Barroso, em entrevista à TV Mercado Ético. A empresária tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de Comunicação, Marketing, Vendas, Desenvolvimento de Novos Negócios e Gestão de Sustentabilidade, e também é famosa por pregar a igualdade dos gêneros dentro das empresas.

A Masisa Brasil é subsidiária do Grupo Masisa, empresa multinacional reconhecida por sua inovação, design e gestão de Sustentabilidade. No Brasil, a Masisa tem duas fábricas e, em 2012, suas vendas líquidas totalizaram R$ 578,8 milhões.“Não há nenhuma dúvida de que o mundo comandado só pelo eixo masculino não deu certo”, explicou Marise. “Nossa sociedade polarizou homens e mulheres: mulher tem de pensar como mulher, homem tem de pensar como homem. Isso faz um desequilíbrio muito grande.”

Marise acredita que algumas características femininas (que também podem estar presentes nos homens, ela faz questão de ressaltar) são essenciais para o sucesso de um empreendimento – como a empatia, por exemplo. “Quando você tem a capacidade de se colocar no lugar do outro, analisar os impactos que está causando no outro – seja ele um ser-humano, a natureza ou um concorrente – já tem um caminho percorrido para mitigar os impactos negativos e maximizar os positivos”, argumentou durante a entrevista. “O que é, basicamente, o princípio da sustentabilidade.”

Para ela, a equiparação dos gêneros é o único caminho viável para um futuro positivo. “Se a gente não equilibrar, a probabilidade de a gente ter um mundo sustentável num período hábil é bem pequena.” A entrevista completa pode ser vista abaixo e também no site do Mercado Ético.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também