loader image
20.03.19 às 18:43

BandNews FM: Restrição para o uso de ecopontos de SP obriga o morador a buscar opções

75% dos brasileiros dizem que não separam produtos em casa por falta de informação

No dia 20/03, o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, foi ao ar na BandNews FM falando sobre a falta de informação para a separação correta de resíduos por parte dos consumidores.

Confira aqui o programa.

“A reportagem da “BandNews FM” mostrou que consumidores foram informados de que não poderiam lançar mão desses locais, ou porque estavam cheios, ou porque não eram o ponto certo de descarte. A restrição para o uso de ecopontos de São Paulo obriga o morador a buscar outras opções e, às vezes, ter de gastar para dar o destino correto de alguns produtos.

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) diz que os ecopontos servem para a entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, grandes objetos, como móveis, e resíduos recicláveis. Moradores, no entanto, consideram que o processo dificulta o descarte.

Segundo a Amlurb, cada pessoa pode descartar, no máximo, um metro cúbico de volume nos ecopontos. Para volumes que excedem essa capacidade, o cidadão deve contratar uma caçamba autorizada pela autarquia. O que também gera críticas, porque representa um gasto extra.

O diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, citou uma pesquisa do Ibope que aponta que 75% dos brasileiros dizem que não separam produtos em casa por falta de informação. Mattar também afirma que os ecopontos ainda são novidade em muitas cidades, e as prefeituras precisam deixar claro o que pode ser levado para lá. Além disso, empresas também têm de participar do processo.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também