loader image
07.11.16 às 16:09

O Globo: Para especialista, conscientização do consumidor é essencial

Instituto Akatu apoia iniciativa sueca de reduzir impostos sobre reparo de objetos e roupas

O jornal O Globo de 06 de novembro trouxe uma reportagem para falar sobre a iniciativa sueca de reduzir impostos sobre reparo de objetos, roupas, sapatos, etc., de forma a estimular que as pessoas consertem algo usado ao invés de comprar coisas novas. Para tornar isso possível, vai reduzir uma determinada taxa de 25% para 12%. A ideia dessa medida é reduzir o consumo de matérias-primas e emitir menos gases de efeito estufa.

Para falar sobre esse assunto, o jornal entrevistou Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu, que disse valorizar a inciativa sueca e aproveitou para reforçar o papel do consumidor e o impacto de suas escolhas na sociedade e no planeta. “Na hora de comprar um produto, precisamos levar em conta não apenas o fato de estar adquirindo um bem, mas sim o impacto que isto terá na natureza, na geração de emprego e em condições de trabalho melhores. Por essas e outras, é necessário mudar o padrão de consumo, sair da ideia de obsolescência rápida para a durabilidade dos produtos”, explica.

Para ler a matéria na íntegra, acesse o link.

Além desta matéria, o jornal publicou também no dia 06, outros textos para falar de ideias e tendências semelhantes, no Brasil e na Europa:

Lojas que oferecem reparos feitos por voluntários se espalham
No Brasil, “upcycling” e trocas de roupas ditam tendências

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também