Jornal da Band: um terço dos alimentos vai parar no lixo

O Instituto Akatu participou da reportagem sobre desperdício de alimentos, exibida na edição de 12 de maio do Jornal da Band. Segundo o IBGE, uma…

O Instituto Akatu participou da reportagem sobre desperdício de alimentos, exibida na edição de 12 de maio do Jornal da Band.

Segundo o IBGE, uma família de 3 pessoas gasta, em média, R$ 478 por mês com comida, mas  1/3 dos alimentos comprados vai para o lixo. Isso significa que daria para economizar R$ 159.

O desperdício é muito comum em legumes, frutas e verduras. O consumidor compra mais do que precisa e o alimento acaba sendo esquecido, apodrece e acaba no lixo.

A gerente de comunicação do Instituto Akatu, Gabriela Yamaguchi, visitou a casa da dona de casa Elaine Bardelos Poldoulf, para ver como seria possível evitar o desperdício de alimentos. Encontrou frutas apodrecidas na fruteira, maços de agrião maior do que a família necessita, goiabas ainda dentro do saco plástico, de forma que estragam mais rápido, e restos de refeição sendo jogados no lixo.

“Todo alimento que a gente desperdiça consome muita água para ser produzido. Nesse momento de crise de água, vale a pena também não desperdição alimento. A gente está economizando água, energia, o próprio alimento e também o dinheiro do bolso”, disse Gabriela.

O Jornal da Band exibiu as dicas do Instituto Akatu, práticas e simples, para evitar o desperdício de alimento:

  • Planeje o cardápio antes de fazer a lista de compras, levando em consideração o que você já tem em casa
  • Fique de olho no prazo dos produtos
  • Tire tudo dos saquinhos
  • Congele o que você cozinhar e não for consumir no dia
  • Se morar sozinho, prefira porções menores ou divida com os amigos

[Assista à reportagem com dicas para evitar o desperdício de alimentos do Jornal da Band com participação do Instituto Akatu]

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: