loader image
10.06.16 às 12:16

JC Debate: Consumo Consciente

Pequenas mudanças em nossos hábitos podem provocar grandes mudanças em nossa sociedade

Em 08 de junho, Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu, e Patrícia Iglecias, secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo participaram, ao vivo, do programa JC Debate da TV Cultura, que debateu o Consumo Consciente, para homenagear a Semana Mundial do Meio Ambiente.

O programa reforçou que pequenas mudanças em nossos hábitos podem provocar grandes mudanças em nossa sociedade. Os participantes debateram como os consumidores podem se conscientizar sobre a importância que cada um tem para promover o consumo consciente. A educação formal e a informal são fundamentais, além dos bons exemplos que podem estimular outros. Além disso, o poder público também tem um importante papel de criar leis e incentivar por meio de boas práticas.

Nesse sentido, Helio Mattar comentou sobre o projeto Edukatu – a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil – e explicou os 10 caminhos para a Produção e o Consumo Conscientes. “Consumo consciente é o consumo suficiente. Devemos consumir o que realmente precisamos, o que é diferente de não consumir”, explica Helio Mattar. Nisso, os participantes falaram sobre a importância dos aplicativos que incentivam a economia compartilhada.

Helio e Patrícia também abordaram a importância de que os consumidores mantenham os hábitos de economia de água, tão trabalhados durante a crise hídrica vivida recentemente. “As mudanças climáticas causadas pelos gases de efeito estufa já provocaram alterações no clima. Por isso, é importante reduzirmos o desperdício de água e entendermos que a água está presente em todos os processos de produção. Por exemplo, uma calça jeans leva 10 mil litros em sua produção. Para produzir 1 quilo de carne há outros 15 mil litros de água”, alerta Helio.

Para assistir ao JC Debate de 08/06, clique no vídeo abaixo:

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também