Globo Rural: famílias brasileiras desperdiçam até R$ 171 por mês em alimentos

Você sabia que, em média, o brasileiro desperdiça 205 gramas de alimento por dia e cada família (de 3,3 integrantes, segundo o padrão do IBGE)…

Você sabia que, em média, o brasileiro desperdiça 205 gramas de alimento por dia e cada família (de 3,3 integrantes, segundo o padrão do IBGE) manda para o lixo todo mês R$ 171 em alimentos? Essa estimativa feita pelo Instituto Akatu foi publicada na Revista Globo Rural de 7 de março de 2016 em uma matéria que trata sobre o desperdício de alimentos no Brasil.

A reportagem também diz que segundo estimativas de 2015 da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), 30% dos alimentos produzidos na América Latina ainda se perdem antes de chegar ao consumidor final. Segundo pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cerca de 20% do arroz que chega à casa do consumidor da classe média baixa brasileira vai parar no lixo. Este trabalho também estimou perdas consideráveis de feijão, verduras, legumes, pão e macarrão. Ainda segundo o Embrapa, as fases mais críticas do desperdício ocorrem antes do preparo do alimento e no armazenamento pós-preparo.

Gabriela Yamaguchi, gerente de comunicação e campanhas do Instituto Akatu, participou da matéria e falou um pouco sobre os resultados da pesquisa “Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida – Gatilhos e Barreiras para a Adoção de Práticas Sustentáveis” que se relacionam com esse assunto. “Identificamos que a adoção de práticas sustentáveis, como o consumo consciente de alimentos, não parece estar relacionada a ser mais jovem ou mais velho, rico ou pobre, homem ou mulher, mas sim à crença em uma visão de mundo que se traduz em práticas sustentáveis no cotidiano. São os valores adotados e compartilhados por essas pessoas que provocam a mudança”, diz ela.

Para ler a matéria na íntegra, acesse o link

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: