loader image
25.08.14 às 15:21

Globo News: Humanidade ultrapassa capacidade de repor recursos e absorver resíduos

A Globo News fez uma reportagem sobre o Dia da Sobrecarga na Terra (19 de agosto), data que representa a ultrapassagem do limite de uso de recursos naturais gerados pelo planeta no ano. O cálculo é feito anualmente pela Global Footprint Network (GFN) , uma organização internacional pela sustentabilidade. Um dos entrevistados foi Dalberto Adulis, […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A Globo News fez uma reportagem sobre o Dia da Sobrecarga na Terra (19 de agosto), data que representa a ultrapassagem do limite de uso de recursos naturais gerados pelo planeta no ano. O cálculo é feito anualmente pela Global Footprint Network (GFN) , uma organização internacional pela sustentabilidade.

Um dos entrevistados foi Dalberto Adulis, consultor do Instituto Akatu. Ele falou sobre um dos maiores reflexos do uso excessivo de recursos naturais: a produção e desperdício de alimentos no planeta. “Hoje temos uma demanda crescente em função da população, que é de 7 bilhões de habitantes. Todo mundo está comendo mais. E, sempre que aumenta o consumo, pressiona mais a terra e extrapola os limites do que ela pode nos prover. E, por isso, qualquer desperdício compromete ainda mais a possibilidade de uma vida sustentável”. Ele ainda complementa: “É necessária uma economia verde, que respeite e crie formas inovadoras de aproveitamento de materiais e que também se encontre maneiras mais eficientes de produção. É a chamada desmaterialização”. Clique aqui para assistir à reportagem completa sobre Dia da Sobrecarga na Terra na Globo News.

O Programa Revista Brasil, da Rádio Nacional Brasília, também abordou o assunto. Sílvia Sá, gerente de educação do Instituto Akatu. falou sobre a relação da sobrecarga da Terra e o consumo consciente. “Todo mundo tem direito ao consumo do que é necessário para seu bem-estar, mas desde que isso seja suficiente para todos. É preciso reduzir os impactos negativos agora já pensando nas futuras gerações”, afirma a educadora. Ela tambem ressaltou a importância de ensinar o consumo consciente desde a infância. “Nós do Akatu acreditamos que as crianças podem ajudar seus pais a repensar suas práticas consumistas. Elas assumem muito mais rápido a mudança de comportamento”.

Leia mais:

A Terra no vermelho: já extrapolamos a cota de recursos naturais do ano

Produção responsável e consumo consciente, artigo de Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também