loader image
20.06.18 às 14:28

Folha de S. Paulo: quer diminuir o seu impacto ambiental? Compre e venda usados

O sucesso das feiras de produtos de segunda mão se dá também no ambiente digital

No dia 18 de junho, o site da Folha de S.Paulo publicou o artigo do diretor-presidente do Instituto Akatu Helio Mattar sobre os impactos positivos do consumo de peças de segunda mão.

“O que nem todo mundo percebe é a importância da compra e venda de usados para o meio ambiente, que é submetido a menor impacto negativo em função do prolongamento da vida útil de um produto quando vendido usado, evitando se tornar (tão cedo) um resíduo, a se acumular em aterros, lixões ou, até mesmo poluindo rios ou oceanos, e evitando a compra de um produto novo, que exigiria sua produção a partir de matérias primas virgens, com todos os impactos desse processo sendo evitados”, ressalta Helio

“Matérias primas, trabalho, energia e água são sempre necessários para fazer um produto. Optar por um usado significa evitar todo o processo de produção de um novo. A produção de uma camiseta de algodão, por exemplo, pode consumir até 2.700 litros de água. Esse gasto de água nas produções de algodão da enorme quantidade de camisetas usadas no mundo todo é tão grande que alguns especialistas o relacionam à secagem do mar Aral, na Ásia”, explica Helio.

Clique aqui para ler o artigo completo.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também