Folha de S. Paulo: Black Friday: bom pra quem?

Em 25/11, grande parte da rede varejista de todo o Brasil promoveu a Black Friday. Por conta desta data que leva tantos brasileiros às compras,…

Em 25/11, grande parte da rede varejista de todo o Brasil promoveu a Black Friday. Por conta desta data que leva tantos brasileiros às compras, a Folha de S. Paulo publicou o artigo “Black Friday: bom pra quem?”, escrito por Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu. No texto, o executivo reforça que comprar algo que não precisamos, mesmo que pela metade do preço, é muito caro. A grande quantidade de anúncios, propagandas e demais ações de marketing provocam em nós o desejo de comprar.

No entanto, Helio Mattar provoca a reflexão em torno dos impactos na sociedade e planeta desse consumo desenfreado, que não se restringe ao ato de comprar. Os impactos ocorrem durante todo o ciclo de vida do produto, que vai do desenvolvimento dos produtos, passando pela extração de recursos naturais, pela produção em si, pelo transporte das fábricas às lojas e das lojas aos consumidores. E ao fim da vida útil dos produtos, há o descarte. Tudo isso causa impactos ambientais. Isso sem falar dos impactos nos bolsos dos consumidores…

Para evitar isso, é fundamental que o consumidor reflita antes de consumir. Vale lembrar que pesquisa do Instituto Akatu indica que, para a maioria das pessoas, ter felicidade é estar saudável e ter a família saudável e conviver com amigos e família.

Para ler o artigo na íntegra, acesse o link

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: