loader image
28.11.18 às 15:27

Estadão: Akatu na seção de cruzadinhas

Insituto Akatu, WWF e Greenpeace entraram no jogo do jornal

No dia 28/11, o jornal O Estado de S.Paulo trouxe, em sua seção de palavras cruzadas, um desafio mencionando o Instituto Akatu e outras duas instituições: WWF e Greenpeace. Ficou fácil iniciar o jogo.

Que tal você dar continuidade, testar os seus conhecimentos e completar o restante da cruzadinha?  Acesse a versão online aqui.

Você sabe a origem das palavras cruzadas? 

As versão mais antiga desse jogo foi encontrada na época dos romanos, nas ruínas de Pompéia, na Itália. Contudo,  nos moldes atuais, as cruzadinhas apareceram pela primeira vez no jornal New York World, em 22 de dezembro de 1913. O inglês Arthur Wynne, responsável pela seção “Diversão” do jornal, foi o responsável por inventar um jogo especialmente para a edição dominical do veículo.

Ele se baseou em um passatempo que conhecera quando criança e que tinha regras semelhantes às dos laterculus (versão da cruzadinha dos romanos). Mas, em vez de fornecer as palavras que deveriam ser cruzadas, Wynne resolveu dar apenas dicas e criou um diagrama na forma de um losango. Anos mais tarde,  a criação de Wynne já estava em inúmeros jornais europeus e em todo o continente americano.

Fonte: Revista Super Interessante 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também