loader image
10.12.14 às 17:35

Como será?: Sandra Annenberg conversa com consultor do Akatu sobre a falta d`água no Brasil

Crédito: Divulgação   O Instituto Akatu participou do programa Como Será?, da Rede Globo, apresentado pela jornalista Sandra Annenberg, no dia 28 de novembro, sobre a crise hídrica no Brasil. Dalberto Adulis, consultor de conteúdo do Instituto Akatu, iniciou a entrevista falando sobre a relação entre o desmatamento e a falta de água. “Há um […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Crédito: Divulgação

 

O Instituto Akatu participou do programa Como Será?, da Rede Globo, apresentado pela jornalista Sandra Annenberg, no dia 28 de novembro, sobre a crise hídrica no Brasil.

Dalberto Adulis, consultor de conteúdo do Instituto Akatu, iniciou a entrevista falando sobre a relação entre o desmatamento e a falta de água. “Há um aumento crescente no uso dos recursos naturais e o desmatamento é parte disso. As chuvas diminuem aqui porque tem uma evaporação menor em função de menos árvores da floresta amazônica, por isso, perde-se a umidade”.

O especialista também respondeu uma dúvida de uma telespectadora: de quem é a culpa da falta de água. “Somos todos nós. Por mais que seja uma seca histórica, a gente não assegurou as condições para que a água se renove. Todo recurso natural faz parte de um ciclo. À medida que a gente ocupa as represas, os mananciais, as matas ciliares e joga esgoto nos rios, a gente não assegura que esse recurso renovável – a água – possa ser renovado. Estamos cortando o ciclo natural”.

Adulis também comentou que é fundamental que haja políticas de eficiência no uso da água e uma legislação que promova a redução da retirada e do uso desse recurso dos principais consumidores, que são a agricultura (com 70%) e a indústria (com 20%).

Outra pergunta respondida pelo consultor foi se o brasileiro gasta muita água. “Na média global, o brasileiro gasta acima do que a ONU recomenda (o ideal é 120 litros por pessoa e no Brasil se gasta cerca de 200 litros por pessoa)”. Para ele, é importante que cada um tenha pequenas atitudes no dia a dia para reduzir o consumo de água. Tem que ter uma mudança de comportamento para sempre, por meio do consumo consciente e pensando na sustentabilidade.

Clique aqui e assista à entrevista completa do programa Como Será? com o consultor do Instituto Akatu, Dalberto Adulis, sobre a crise da água no Brasil.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também