loader image
08.08.14 às 16:49

Adolescente precisa saber o valor do dinheiro para não se tornar consumista

O site do jornal Tribuna da Bahia publicou no dia 26 de julho uma reportagem sobre o consumismo entre os adolescentes, com participação do Instituto Akatu. Na reportagem, Silvia Sá, gerente de Educação do Instituto Akatu, fala da importância de mostrar ao jovem o valor do dinheiro. “Na adolescência, há uma quebra, é um momento […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O site do jornal Tribuna da Bahia publicou no dia 26 de julho uma reportagem sobre o consumismo entre os adolescentes, com participação do Instituto Akatu.

Na reportagem, Silvia Sá, gerente de Educação do Instituto Akatu, fala da importância de mostrar ao jovem o valor do dinheiro. “Na adolescência, há uma quebra, é um momento de tentar decidir escolhas próprias. Nesse cenário de amadurecimento, de mudança de personalidade, é importante falar de consumo. Hoje, a sociedade estimula muito o exagero, como se consumir mais levasse a um padrão de vida melhor.”

Mostrar ao jovem o valor do dinheiro, discutindo com ele o que de fato é importante, pode ser a porta de entrada para uma reflexão mais ampla, diz Silvia. “Uma questão que pode ser trabalhada com o adolescente é: ‘Quer ter mais coisas ou viver melhor?’ É importante trazer essa reflexão para o jovem, para que ele veja que a escolha de estilos mais sustentáveis é um caminho possível. A questão não é não consumir, porque consumir faz parte da nossa vida. A questão é o que escolhe consumir, para que consome, o que isso traz de valores e benefícios para além do uso imediato”, defende.

A gerente do Akatu afirma que também é preciso colocar uma corresponsabilidade para o jovem. “A gente não precisa ficar repetindo o que é certo ou errado, mas pode oferecer possibilidades de escolha e mostrar que ele é responsável. Definir um orçamento ou uma mesada e deixar que ele escolha dentro desse limite. Isso é importante para a formação financeira do jovem e vai levá-lo a pensar: ‘Vou comprar o supercaro e ficar sem dinheiro? Ou um mais barato, que também acho legal, e consigo fazer outras coisas? Ele se responsabiliza pelas escolhas”, reflete.

Leia a reportagem na íntegra Adolescente precisa saber o valor do dinheiro para não se tornar consumista, publicada no site do jornal Tribuna da Bahia, com participação do Instituto Akatu.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também