loader image
30.11.10 às 22:40

Agenda do Fórum Econômico Mundial pede aos líderes combater aquecimento global

Comunicado convoca governantes a comparecer à reunião da Convenção do Clima, em Copenhague, e assinar acordos efetivos
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O segundo encontro do Fórum Econômico Mundial sobre a Agenda Global reuniu em Dubai, entre 20 e 22 de novembro, mais de 700 especialistas de todo o mundo, entre empresários, representantes de universidades, de organizações da sociedade civil e de governos. O objetivo era debater propostas que serão apresentados no encontro anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

Ao final do encontro, vários membros dos diferentes conselhos da Agenda Global emitiram um comunicado dirigido aos governantes dos principais países do mundo. A mensagem convoca esses líderes mundiais a comparecer à 15ª Conferência das Partes (COP-15) da Convenção das Nações Unidas. Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, é um dos signatários da mensagem, como membro de um dos conselhos. Veja abaixo a mensagem:

Uma mensagem dos membros do Conselho da Agenda Global para os líderes mundiais Convocamos os líderes mundiais a se reunir em Copenhague e selar um novo acordo para combater o aquecimento global e gerar o crescimento baseado em baixo carbono: um acordo vinculante para reduzir radicalmente as emissões de gases de efeito estufa; estabelecer metas, prazos e compromissos; desenvolver planos de crescimento baseado em baixo carbono; prover assistência aos países em desenvolvimento e iniciar imediatamente as ações.

O encontro do Fórum Econômico Mundial sobre a Agenda Global reuniu mais de 700 especialistas de todo o mundo, cobrindo uma vasta gama de desafios globais. Reconhecemos que as mudanças climáticas colocam nossa própria sociedade em risco e ameaçam o progresso que estamos fazendo em todo o mundo em várias outras áreas. Essa é uma responsabilidade de todos e de cada um de nós.

Os custos da inação são graves demais para corrermos esse risco. Com vossa liderança, podemos enfrentar as mudanças climáticas e construir um mundo com mais segurança energética, próspero e sustentável. Temos muita da tecnologia necessária e sabemos que as ações corretas vão beneficiar nossas economias e estimular o crescimento e a inovação.

Copenhague representa um teste de liderança em que vocês não podem falhar. Devemos isso às presentes e às futuras gerações. Nós, portanto, pedimos a vocês para assegurar um acordo abrangente em Copenhague e para traduzir esse acordo em ações durante 2010 e nos anos seguintes.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também