loader image
18.08.16 às 19:53

Pódios, ingressos e até pista de ciclismo da Rio 2016 têm certificação ambiental

Após parceria com o Comitê Organizador dos Jogos, FSC® divulga lista de itens de origem responsável utilizados no evento
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 Pódio da Rio 2016 com madeira certificada – Crédito: Divulgação Rio 2016

 

Presente de forma destacada na cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio 2016, a preocupação ambiental nos Jogos também aparece em alguns dos materiais usados na produção e promoção do evento. Os pódios nos quais os atletas são premiados, as caixas onde guardarão suas medalhas, os diplomas de participação e os certificados de participação são alguns dos produtos de origem madeireira que foram feitos com materiais provenientes de fontes responsáveis, certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council®).

Gerente de Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado da Rio 2016, Tânia Braga fala sobre a presença do FSC nos Jogos. Assista:

 

A entidade global fez uma parceria com a organização “para aumentar a consciência ambiental em torno dos Jogos e garantir o uso responsável de produtos florestais”. Além dos itens já citados, algumas estruturas de grande porte também seguiram esse padrão ambiental, como a facahada do clube de golf e, especialmente, o Velódromo da Barra da Tijuca.

“As Olimpíadas têm a ver com a criação de um legado que inspira aos outros, e o Rio colocou a conscientização ambiental no coração de sua mensagem. Através da visibilidade da certificação FSC nos Jogos, a importância do manejo responsável é claramente demonstrada, e esperamos que muitos consumidores procurem ativamente por produtos certificados FSC e ajudem a preservar nossas florestas para as próximas gerações”, diz Kim Carstensen, diretor-geral do FSC.

Segundo a entidade, 62 organizações do Rio de Janeiro se certificaram por meio do programa “Sebrae no Pódio”, 10 do setor moveleiro e 52 do setor gráfico. Os produtos com selo do FSC têm a garantia de terem saído de florestas que são “ambientalmente adequadas, socialmente benéficas e economicamente viáveis”.

Confira estruturas e materiais gráficos certificados da Rio 2016:

Estruturas certificadas FSC nos Jogos

Pista do velódromo
Fachada do clube de golf
185 Pódios Olímpicos
191 Pódios Paralímpicos
93 Rampas Paralímpicas
5130 Caixas de medalhas de madeira
Pisos, mobiliários, containers, corrimão, divisórias, embalagens e vários elementos de madeira para compor o ambiente dos jogos nas instalações temporárias.

Papel certificado FSC nos Jogos

7,5 milhões de ingressos Olímpicos e Paralímpicos
37.347 Diplomas de premiação
5.130 Certificados de Autenticidade das medalhas Olímpicas e Paralímpicas
93.754 Certificados de Participação
237.877 Certificados Comemorativos
Álbum de figurinhas Rio 2016
Tags dos produtos das lojas Rio 2016

Leia mais:

Abertura da Olimpíada traz mensagem ecológica e alerta pela conscientização sobre aquecimento global

Aquecimento do planeta ameaça prática de esportes no Brasil

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também