loader image
28.07.14 às 17:01

Virada Sustentável oferecerá dezenas de atividades na Grande São Paulo

Evento será realizado de 28 a 31 de agosto, com atividades gratuitas e abertas ao público
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Foto: Oficina na edição 2013 da Virada Sustentável, no Parque Villa Lobos, em São Paulo – Crédito: Roberta Rossi/divulgação

 

Em sua quarta edição, a Virada Sustentável oferecerá ao público da Grande São Paulo dezenas de atividades gratuitas e abertas, relacionadas ao tema sustentabilidade, de 18 a 31 de agosto.

O evento contará com atividades infantis, oficinas, rodas de conversas, apresentações musicais, exposições, bicicletadas entre outras atividades.
A abertura da Virada Sustentável 2014 será no dia 27 agosto, das 19 às 22 horas, na Praça Victor Civita, com entrega do Prêmio Virada Sustentável 2014 e show do Grupo Manauara Imbaúba.

As atividades da Virada Sustentável serão realizadas simultaneamente em diversos locais como parques (Ibirapuera, Villa Lobos, Juventude, Água Branca e parque linear Cantinho do Céu, por exemplo), Memorial da América Latina, Universidade de São Paulo (USP), Casa de Cultura Palhaço Carequinha, escolas e espaços públicos diversos. O Largo da Batata e a Praça Victor Civita também serão palco de atividades.

A programação infantil contará com oficinas de fabricação de brinquedos e instrumentos musicais com materiais reciclados, brincadeiras de quintal, feira de troca de brinquedos, contação de histórias, e cozinha com alimentos saudáveis. Uma novidade é a 1 ª M.A.T.I.S – Mostra de Teatro Infantil Sustentável, que acontecerá no Parque da Água Branca, de 28 de agosto de 2014 a janeiro de 2015.

Para jovens e adultos, o Parque da Juventude, por exemplo, reunirá mais de 20 oficinas de fabricação de eco bags, telhado verde, compostagem caseira, captação de água da chuva em casa, permacultura (com confecção de mobiliários, tintas ecológicas, bijouterias sustentáveis etc). No Centro Cultural São Paulo (CCSP), os participantes poderão aprender a fazer hortas comunitárias e caseiras, a utilizar materiais ecológicos na limpeza domiciliar e a fazer reparos em bicicletas.

Nos dias 28 e 29 de agosto , o destaque será o Conexões Ocupação – Como virar sua cidade que fomentará um encontro para trocas e diálogos entre coletivos de ocupação e direito à cidade com o público em geral. Ao final, o grupo promoverá a revitalização participativa de um espaço público, a ser escolhido pelos participantes; mais um legado da Virada Sustentável para São Paulo.

A programação completa do evento será divulgada no site da Virada Sustentável, a partir de 14 de agosto. Veja a lista abaixo com algumas atrações confirmadas.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO VIRADA SUSTENTÁVEL 2014

PRAÇA VICTOR CIVITA (Rua Sumidouro, 580, Pinheiros)

>Cerimônia de abertura: abertura da Virada Sustentável 2014, com entrega do Prêmio Virada Sustentável 2014 e show do Grupo Manauara Imbaúba.
Data: 27/08 (quarta-feira), das 19h às 22h.

>Exposição “Território do Brincar” – Instituto Alana
No Espaço Expositivo Permanente
Data: 27/08 (quarta-feira) a 31/08 (domingo), das 9h às 19h

>Cine na Praça
Exibição do filme Amazônia Eterna, com bate-papo com o diretor Belisário Franca
Data: 29/08 (sexta-feira), 19h (bate-papo), 20h (exibição filme)

>Debates – Fundação Amazonas Sustentável (FAS)
Série de rodas de conversa sobre sustentabilidade, histórias e desafios da floresta
Data: 28/08 (quinta-feira) e 29/08 (sexta-feira), às 19h

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO – CCSP (Rua Vergueiro, 1000, Paraíso)

>Oficina: A construção de figurino, ressignificação e lixo inexistente
Ministrada pela designer Luana E. Geiss, a oficina tem como objetivo desenvolver e incentivar a produção de figurinos com baixo custo e baixo impacto ambiental.
Local: Espaço Missão
Data: 29, 30 e 31/08 (Sexta-feira, Sábado e Domingo), das 14 às 18h

>Oficina: Cosméticos naturais
Ministrada por Margherita Forgione, do Movimento per la Decrescita Felice di Padova (Itália), a oficina tem como objetivo estimular a reflexão sobre o uso de cosméticos industrializados e sugerir receitas simples para a produção de cosméticos naturais.
Local: Horta Comunitária / Jardim Suspenso
Data: 30/08 (sábado), das 15h às 16h30

>Oficina: Biolimpeza da casa
Ministrada por Margherita Forgione, do Movimento per la Decrescita Felice di Padova (Itália), a oficina tem como objetivo estimular a reflexão sobre o uso de produtos de limpeza industrializados e sugerir receitas com o uso de ingredientes naturais e ecológicos para a limpeza domiciliar.
Local: Horta Comunitária / Jardim Suspenso – 23 de maio
Data: 30/08 (sábado), das 16h30 às 18h

>Oficina: Mão na Roda
Ministrada pelo Ciclocidade – Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo , a oficina é um local no qual as pessoas podem utilizar as ferramentas e materiais a disposição para realizar os reparos e manutenções necessárias em suas bicicletas. O objetivo é a troca de experiências, para que as pessoas possam aprender e ensinar o que sabem.
Local: próximo à Central de Informações
Data: 31/08 (domingo), das 14h às 18h

>Oficina: Uma horta em casa : por que e como lhe fazer?
Ministrada por Giulia Giacchè, do Movimento per la Decrescita Felice di Padova (Itália), a oficina tem como objetivo estimular a reflexão sobre os hábitos alimentares e fomentar o conhecimento sobre a agricultura orgânica e sinérgica. Para isso, Giulia ensinará toda a cadeia de produção de uma horta caseira (compostagem, preparação da terra, adubação verde, semear, plantar, cuidados com a horta).
Local: Horta Comunitária / Jardim Suspenso – 23 de maio
Data: 30/08 (sábado) e 31/08 (domingo), das 14h às 15h

PARQUE DA ÁGUA BRANCA (Av. Francisco Matarazzo, 455- Barra Funda)

>1º  M.A.T.I.S – Mostra de Teatro Infantil Sustentável
Com abertura durante a Virada Sustentável, o projeto contará com apresentações mensais (um final de semana por mês) até janeiro de 2015. Nos dias 30 e 31 de agosto, sábado e domingo, o público poderá acompanhar os espetáculos “Minha mais que Amiga Árvore” e “O menino mais rico do mundo”. As duas sessões diárias (11h e 15h) são gratuitas, também com narração em LIBRAS.
Local: Espaço Cultural Tattersal (lotação 180 lugares): Rua Ministro Godoy, 310
Data: 30/08 (sábado) e 31/08 (domingo), às 11h e às 15h

PARQUE DA JUVENTUDE (Av. Cruzeiro do Sul, 2630, Carandiru)

>Oficina: Gravura e Stencil
Ministrada pelo projeto Bitucaivos, a oficina tem como objetivo utilizar desenhos ou letras, decalcando seus contornos e recortando-os em suportes como papelão, chapas de Raio –X e/ou qualquer material flexível que possibilite a gravação de modo rápido.
Local: Sala 5
Data: 30/08 (sábado), das 14h às 17h

>Oficina: Captação de água da chuva – Solução para economia de água
Ministrada pelo projeto Caminho Certo.eco, a oficina tem como objetivo debater a questão da água e construir um sistema de captação de água da chuva, de baixo custo.
Local: Sala 5
Data: 31/08 (domingo), às 10h

>Oficina: Permacultura de vasos: Reutilizando de Forma Criativa e Funcional
Organizada pelo projeto Caminho Certo.eco ficina tem como objetivo ensinar a reutilização do “lixo” e transformação deste material em vasos artesanais.
Local: Sala 5
Data: 31/08 (domingo), às 12h

>Oficina: Permacultura de Bancos – Reutilizando de forma criativa e funcional
Como montar bancos, banquetas, apoios de pé e cadeirinhas utilizando materiais como garrafas PET, Caixotes de Madeira e PNEUs usados. A oficina será coordenada pelo projeto Caminho Certo.eco.
Local: Sala 5
Data: 31/08 (domingo), às 14h

>Oficina: Compostagem Doméstica: Desmistificando o processo
Reflexão, vantagens, desvantages: tutorial completo sobre o processo de compostagem e como adequá-lo a residências e em larga escala.
Local: Sala 5
Data:  31/08 (domingo), às 16h.

>Oficina: Cores da Terra
Elaboração de tintas ecológicas: argilas de diversas cores, água e cola branca. Apresenta grande durabilidade em ambientes externos, que sofrem com intempéries. A oficina será realizada pela permacultora Gabriela Santos da Silva.
Local: Sala 6
Data: 30/08 (sábado), às 10h

PARQUE VILLA LOBOS (Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto dos Pinheiros)

>Oficina: O som que vem do lixo
A oficina realizada pela arte-educadora Anunciação Rosa, propõe a construção de instrumentos musicais com matérias reciclados.
Local: Tenda 1
Data: 31/08 (domingo), às 10h

>Contação de História
Maratona História Aberta, com Kiara Terra. Narrativas envolventes e participativas para o público infantil sobre como viver juntos nas cidades. Desde as relações com o espaço até as relações de afeto e o modo como lidamos com o tempo.
Local: Tenda Palco
Data: 31/08 (domingo), das 15h às 17h

>Reciclowns apresenta Skatalatas
Com seus instrumentos improvisados e um incrível arranjo de vozes desafinadas, a música dessa trupe desafia tanto os maus hábitos como os bons ouvidos. No repertório, versões de músicas conhecidas com letras adulteradas para falar sobre ecologia, meio ambiente e respeito à natureza.
Local: Tenda Palco
Data: 30/08 (sábado), às 12h.

>O som do sol
Ao som de Fábio Kidesh no sitar, a professora e naturóloga Clara Quinto irá ministrar uma oficina de Shantala, em que orientará pais e mães sobre os benefícios da massagem em seus bebês. Na parte prática, Clara irá introduzir os participantes à delicadeza da shantala, ensinando técnicas básicas que poderão ser feitas em qualquer local, com o bebê vestido.
Local: Tenda Zen
Data: 30/08 (sábado)
Horário: das 10h às 11h30.

>A Arte de Relaxar
Dinâmicas de relaxamento, com a instrutora de yoga Elaine Paulino.
Local: Tenda Zen
Data: 30/08 (sábado), às 14h.

>Meditação “Eu e os 5 elementos da Brahma Kumaris”
A meditação Raja Yoga consiste em sentar-se em uma postura confortável e prestar atenção à mente (15min), conduzindo-a para geração de pensamentos positivos. A oficina será realizada pela Brahma Kumaris, rede de mais de 8500 centros de meditação Raja Yoga.
Local: Tenda Zen
Data: 31/08 (domingo), às 10h

CASA DE CULTURA PALHAÇO CAREQUINHA (Rua Professor Oscar Barreto Filho, 232, Parque América, Grajaú)

>Entre a cidade e a Floresta
Exposição fotográfica, exibição de filme e bate-papo sobre o projeto “Entre a cidade e a Floresta”.
Local: Casa de Cultura Palhaço Carequinha
Data: 28/08 (quinta-feira), das 19h às 22h

>Rolê de ônibus pelo extremo sul (Tour de ônibus pelos principais pontos da zona sul de São Paulo)
O público poderá acompanhar a exposição de fotografia “Entre a cidade e a floresta”; conhecer (e comprar) as obras dos artistas empreendedores no Ateliê Daki; ver a construção de um painel do grafiteiro Alexandre Orion, no CEU Navegantes; conferir a exposição do artista visual Pato, na Casa do Rosário; conversar com agricultores e conhecer as plantações de orgânicos na Chácara Santo Amaro; visitar a igreja São Sebastião de 1904; além de conhecer a Aldeia Guarani Tenendé Porã.
Local: ponto de encontro na Casa de Cultura Palhaço Carequinha
Data: 31/08 (domingo), das 9h às 18h

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também