loader image
21.10.14 às 15:07

Tô sem Água: campanha do Idec mapeia localidades que sofrem com falta de água

Objetivo é reunir as informações de diferentes regiões abastecidas pelo Sistema Cantareira, para questionar esses períodos sem água aos órgãos responsáveis
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Crédito: Divulgação /Idec

 

Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lançou em 26 de junho o especial “Tô sem água”. Nessa página a população poderá relatar onde e com qual frequência está sofrendo a falta de água.

O objetivo do Idec é reunir as informações de diferentes regiões abastecidas pelo Sistema Cantareira, para questionar esses períodos sem água aos órgãos responsáveis, já que o racionamento não foi instituído e confirmado pelo governo.

“A água é essencial para saúde e higiene e, portanto, deve ser fornecida sem interrupções. Se há a necessidade de racionamento, este deveria ser feito de maneira organizada. A informação é um direito fundamental do consumidor e com ela as pessoas poderiam se planejar e buscar formas alternativas para não ficar sem água”, explica a advogada do Idec Claudia Almeida.

No especial, as pessoas também poderão ter mais orientações: com relação ao desconto na conta a quem cumprir com as metas de redução de 20% do consumo; sobre o que fazer no caso de falta de água; e também dicas para o consumo sustentável.

Em 28/04, o Idec se manifestou ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, ressaltando que decretar o racionamento seria a medida mais responsável e evitaria o transtorno da falta de água sem aviso. “O Idec irá cobrar mais transparência dos órgãos responsáveis: governo estadual e Sabesp, e irá exigir eventuais providências da Arsesp, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo”, conclui Claudia.

Leia Mais:

[#águapedeágua] – Instituto Akatu lança campanha pelo uso consciente de água

Idec aciona Ministério Público e Procon-SP contra a Sabesp

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também