loader image
20.10.14 às 16:02

Site ajuda paulistano a identificar de onde vem a água que abastece sua casa

O Instituto Socioambiental (ISA) criou uma plataforma virtual que mostra qual é o sistema responsável pelo fornecimento de água de cada local de São Paulo
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Site “De onde vem a água?, do ISA (reprodução)

 

Comentário Akatu: Inovações tecnológicas e políticas públicas podem ser ferramentas efetivas para a transição para uma sociedade mais sustentável. Mas é importante lembrar que é preciso também inovar nos padrões de produção e de consumo para que seja possível alcançar o bem-estar desejado pela sociedade com um uso muito menor de recursos naturais como a água. Hoje, já consumimos e descartamos 50% mais recursos naturais renováveis do que o planeta é capaz de regenerar e absorver, inclusive a água. A crise hídrica no Sistema Cantareira é gravíssima, como mostra a reportagem abaixo. Necessitamos, ao mesmo tempo, de uma produção mais responsável e de um consumo mais consciente.

 

Num momento em que uma grande maioria dos moradores da capital paulista já enfrenta o desabastecimento, muitos se perguntam de onde exatamente vem a água que chega em suas casas.

Para esclarecer esta questão e pressionar as autoridades sobre a grave crise hídrica que acomete o Estado todo, o Instituto Socioambiental (ISA)  criou o site “De onde vem a água?“. Ao acessar a plataforma, o internauta digita o CEP de sua residência em São Paulo e o site mostra qual é o sistema responsável pelo abastecimento da região onde ele mora. O aplicativo revela ainda qual é o nível de ameaça do sistema.

Simultaneamente a esta iniciativa, o instituto lançou outro site – “Faltou água“, onde os moradores da capital podem relatar quando e por quanto tempo faltou água em suas residências. Com estas informações, é feito um mapa que mostra as áreas mais afetadas com o desabastecimento na cidade.

O objetivo da entidade é levantar o maior número de dados possíveis para poder pressionar ainda mais o governo sobre o problema e cobrar soluções claras e imediatas.

 

Leia mais:

Instituto Akatu lança campanha pelo consumo consciente da água

[ ACESSE ] #águapedeágua

Água: vão evacuar São Paulo – artigo de Roberto Malvezzi

Um roteiro seguro para nossas águas – artigo do jornalista Washington Novaes

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também