loader image
01.08.14 às 18:34

Site colaborativo indica locais onde falta água em São Paulo

População indica em um mapa online os pontos onde há problemas de abastecimento de água
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Crédito: Divulgação

 

Realidade para moradores de todas as regiões da cidade de São Paulo, a falta d´água está mapeada em um site colaborativo chamado Faltou Água.

No site, a população informa o endereço do local houve falta d´água. A informação é representada no mapa por manchas que denunciam visualmente o problema de abastecimento de água. Ao passar o cursor sobre as manchas do mapa, é possível ler os comentários dos usuários sobre a situação.

Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo recomendou ao Governo de São Paulo e à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) que fosse adotado o racionamento de água na região metropolitana de São Paulo. Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, a Sabesp afirmou ter “discordado frontalmente” da recomendação.

Nesta semana, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recebeu 494 relatos de falta d’água na região metropolitana de São Paulo, do dia 26 de junho a 31 de julho, sendo que 73% afirmam ter falta de água todos os dias.

Em ano eleitoral, tem faltado por parte do poder público mais transparência em relação às questões da água. Ferramentas como o site colaborativo Faltou Água são importantes para que a população se informe e se engaje para cobrar o governo, além de adotar uma nova postura, mais consciente, no uso dos recursos hídricos.

Leia mais:

Crise no Cantareira deve fazer a população repensar consumo de água

Instituto Akatu assina carta que pede transparência nas questões da água

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também