loader image
30.06.15 às 12:36

Simulador de Emissões mostra como a escolha de locomoção tem impacto na cidade

Ferramenta de sensibilização foi desenvolvida pela ANTP e WWF-Brasil

Foto: ciclovia e metrô em São Paulo – Crédito: Milton Jung/Creative Commons

 

A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e o WWF-Brasil lançaram no dia 26 de junho o Simulador de Emissões em Mobilidade Urbana, uma ferramenta de sensibilização que visa demonstrar como as mudanças na forma de locomoção podem impactar nas cidades com mais de 60 mil habitantes.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que transporte é um dos grandes responsáveis pela poluição de uma cidade, o que causa oito milhões de mortes por ano no mundo. Além disso, o espaço que uma cidade dedica a automóveis interfere diretamente na área disponível para calçadas, áreas verdes e faixas preferenciais para bicicletas ou ônibus.

Assim, a ferramenta desenvolvida pela ANTP e pelo WWF-Brasil possibilita que os brasileiros imaginem o que é o seu modelo ideal de mobilidade e como isso impactaria (positiva ou negativamente) no seu dia a dia.

Com o simulador de emissões, o cidadão pode escolher qualquer cidade com mais de 60 mil habitantes, alterar a porcentagem de viagens em um determinado tipo de transporte e ver qual o resultado em questão de consumo de tempo, energia e espaço físico, além de emissão de poluentes locais e gases de efeito estufa.

Por exemplo, em São Paulo-SP a transferência de 20% das viagens de carro para ônibus resulta em diversos benefícios, como reduções na ocupação de espaço das vias (-15%), no consumo de energia (-13%), na emissão de poluentes locais (-10%) e na emissão de gás de efeito estufa (-8%). Tudo isso representaria um aumento no tempo de deslocamento de apenas 3%.

Por outro lado, se 20% das viagens que hoje são feitas de ônibus mudassem para carro isso implicaria em 11% a mais de ocupação de espaço das vias, 9% mais consumo de energia, 7% mais emissões de poluentes locais e 6% mais emissões de gás de efeito estufa.

O banco de dados inclui todas as cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes e utiliza processos estatísticos com base em parâmetros brasileiros consagrados para fazer o cálculo, de acordo com cada faixa de população.

Fazer a simulação é simples, funciona online e os resultados vêm acompanhados de um texto explicando a importância de cada parâmetro. Para fazer o teste, acesse o simulador no site da ANTP.

App Nosso Transporte

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Instituto Akatu produziram o aplicativo Nosso Transporte. O aplicativo Nosso Transporte tem o objetivo de auxiliar a população a fazer escolhas mais conscientes ao se locomoverem pela cidade visando equilíbrio ecológico, social e financeiro.

A ferramenta oferece dicas de transporte, economia, saúde e meio ambiente. Uma função oferecida pelo app é a Calculadora Transporte Consciente. O usuário insere o preço do combustível em sua região, o valor do transporte público e o endereço de destino. A ferramenta compara gastos financeiros, emissão de carbono e calorias gastas pelo usuário caso ele escolha percorrer um determinado percurso de carro, transporte público, de bicicleta ou a pé.  Dessa maneira o usuário pode escolher a opção com menos impactos negativos no meio ambiente e com maior impacto positivo no bolso e na sua saúde.

O aplicativo ainda traz o Jogo Catalisador. Nele, o usuário precisa filtrar todas as fumaças lançadas na atmosfera. O objetivo do game é despertar a consciência do jogador sobre o quanto a atmosfera é poluída diariamente pelos veículos.

A ferramenta é gratuita e está disponível no Google Play/Play Store para aparelhos smartphones da versão Android.

[Faça o download do app Nosso Transporte, da Febraban e do Instituto Akatu, para a plataforma Android]

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também