loader image
08.09.16 às 17:08

SDSN Global lança guia para implementar os ODS em cidades

O manual "Getting Started with the SDGs in Cities" mostra como as cidades podem iniciar a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Desenvolvido pela SDSN Global e o Governo Alemão, “Getting Started with the SDGs in Cities” aborda como as cidades podem se iniciar na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios e assentamentos humanos que serão chave para o alcance global dos ODS. O manual é voltado para governos locais e regionais, legisladores, profissionais da área de negócios e organizações da sociedade civil.

Os ODS entram na pauta num mundo que é cada vez mais urbano, com mais da metade da população vivendo em cidades. A urbanização trouxe alguns dos maiores desafios de desenvolvimento, mas também traz oportunidades tremendas para o avanço em prol do desenvolvimento sustentável.

O manual tem três capítulos. O primeiro apresenta uma introdução aos ODS, explicando o papel das cidades e dos assentamentos humanos para alcançar o desenvolvimento sustentável. Também orienta os leitores para a agenda da SDG.

O segundo capítulo ensina como começar o processo de implementação dos ODS, com um passo a passo estratégico. Mostra experiências de diversas cidades, que podem, por meio de uma metodologia, desenvolver os ODS adaptados a diferentes contextos locais.

E, por fim, o terceiro capítulo aprofunda o processo de implantação dos ODS. Destaca como as reformas de governança a curto e médio prazos – utilizando ferramentas de avaliação, mecanismos de ação e exemplos de boas práticas –  podem promover o desenvolvimento sustentável.

Você se interessou pelo assunto? Então clique aqui para baixar gratuitamente o manual Getting Started with the SDGs in Cities, em PDF.

ODS e consumo
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são metas que a ONU propõe para reduzir a pobreza, promover a prosperidade global e o avanço social e proteger o meio ambiente. São assuntos de elevada importância para a humanidade a fim de transformar a vida no planeta. Nesse contexto se inserem consumo e produção sustentáveis, bem como responsabilidade social, que são pilares fundamentais para a transição civilizatória em que o mundo todo está envolvido.

Leia mais:

ONU lança vídeo apresentando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com hip hop

ONU divulga 1º relatório de acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também