loader image
19.01.17 às 16:18

Receita: aprenda a fazer quatro sucos com casca de frutas

Não jogue fora as cascas de frutas. Com elas, você pode fazer sucos saudáveis e ainda contribuir para não poluir o meio ambiente

Quem disse que só o suco da polpa de fruta é gostoso? Pois saiba que é possível utilizar as cascas desses alimentos para fazer deliciosos e nutritivos refrescos. Geralmente as cascas são ricas em fibras, que ajudam a regular o intestino e também geram saciedade, bom para quem quer emagrecer ou controlar o peso. Além de você cuidar da sua saúde, também está contribuindo para diminuir os resíduos orgânicos, que em decomposição produzem o gás metano, um dos mais poderosos gases de efeito estufa causadores do aquecimento global e das Mudanças Climáticas.

Um bom exemplo é o abacaxi. Mas dá para consumir sua casca mesmo com todos aqueles espinhos? Sim, desde que você a higienize bem. Uma dica é colocar a fruta de molho em água e pingar hipoclorito hortifruti (10 gotas para 1 litro) e deixar por um período de 15 a 30 minutos. Depois é só enxaguar bem. Para fazer o suco, você precisará bater a fruta no liquidificador e em seguida coar (veja mais detalhes na receita abaixo). E nada de jogar fora o bagaço! Você pode utilizá-lo em doces, por exemplo. O abacaxi é rico em vitaminas C e do complexo B, e minerais como potássio, cálcio, ferro e manganês.

Outros suco delicioso que dá para utilizar a casca da fruta é o de manga. Sua pele contém betacaroteno – substância que dá cor alaranjada ao alimento. Esse nutriente é um poderoso antioxidante, que reduz o risco de câncer e doenças cardiovasculares. Coloque também no seu cardápio o suco da casca de maçã, que possui pectina, uma fibra especial que ajuda a controlar a glicemia e auxilia na diminuição do mau colesterol.

Quer mais uma dica? Que tal um suco com a casca de jabuticaba? Fica muito saboroso se você bater com água de coco. As casquinhas escuras dessa fruta são ricas em cálcio, bom para a pele, os cabelos e os ossos.

Em todos os casos, vale a pena comprar as frutas orgânicas. As cascas desses alimentos costumam absorver muito os agrotóxicos. Limpá-las em água corrente com esponja não é suficiente para tirar os resíduos de veneno.

Veja, a seguir, quatro receitas de sucos com as cascas dessas frutas. As sugestões são do Sesi Cozinha Brasil, da Mesa Brasil Sesc,  do Banco Ceagesp de Alimentos e da Secretaria de Educação de Florianópolis – SC.

Suco de casca de abacaxi com hortelã
(Fonte: Sesi Cozinha Brasil)

Ingredientes:
• 4 xícaras (chá) de casca de abacaxi
• 6 xícaras (chá) de água
• 4 colheres (sopa) de hortelã
• 1 unidade de limão
• 5 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:
Bata no liquidificador as cascas de abacaxi com a água e coe. Acrescente a hortelã, o suco de limão e o açúcar e bata novamente. Sirva gelado.

Dica: Utilize as cascas de abacaxi batidas e coadas para fazer o doce de casca de abacaxi ou para incrementar a farofa rica.

Suco de casca de manga
(Fonte: Mesa Brasil – Sesc)

Ingredientes
• 3 mangas grandes
• 1 1/2 litro de água
• açúcar a gosto

Modo de Preparo
Lavar bem as mangas e a seguir descascá-las. Bater as cascas no liquidificador com um pouco de água. Coar, adoçar a gosto e completar com o restante da água.

Suco de casca de maçã
(Fonte: Secretaria de Educação de Florianópolis – SC)

Ingredientes:
• 6 maçãs
• 1 laranja
• 1 litro de água

Modo de preparo
Lave e higienize as frutas. Depois extraia o suco da laranja. Em seguida, bata no liquidificador as maçãs com casca e sem semente com a água e o suco de uma laranja. Ao final, peneire.

Dica: A fruta ácida ajuda a manter a cor clara do suco por mais tempo.

Suco de jabuticaba com água de coco
(Fonte: Banco Ceagesp de Alimentos – BCA)

Ingredientes
• casca de 20 jabuticabas
• água de coco para completar 1 litro de suco

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois coe o suco

Leia mais:

Receita: prepare geleia com cascas de fruta

Sobrou arroz? Use para preparar deliciosos bolinhos

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também