loader image
05.10.15 às 11:19

Conheça o Movimento Compre do Pequeno Negócio

Objetivo é incentivar o consumo de produtos e serviços de micro e pequenas empresas

O Sebrae lançou o Movimento Compre do Pequeno Negócio, que pretende impulsionar os pequenos negócios para fortalecer a economia. Segundo a instituição, são de 10 milhões de pequenas empresas no Brasil, que faturam até R$ 3,6 milhões por ano. Esse tipo de empreendimento responde por 27% do Produto Interno Bruto  e por 52% do total de empregos com carteira assinada, de acordo com o Sebrae.

A ideia é estimular os consumidores são estimulados a escolher os pequenos negócios na hora de fazer suas compras diárias e proteger as empresas menores da instabilidade econômica. Promover esse tipo de consumo significa ganhos para toda a economia, principalmente a local, pois ajuda a estabelecer um comércio mais justo por meio, por exemplo, da criação de empregos para a comunidade e de uma melhor distribuição de renda.

A data de 5 de outubro foi escolhida por ser o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Hoje (5/10), as ações do Movimento começam no Mercado do Produtor Rural, montado no Parque da Cidade, em Brasília, onde serão expostos e comercializados os mais variados produtos oriundos das áreas rurais.

Além disso, será lançado o Guia Empresarial Eletrônico do DF, uma página na internet em que os empresários podem, gratuitamente, cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre produtos e serviços de que precisa perto da sua casa ou de seu trabalho.

O movimento também terá atividades em outros estados do Brasil. Em Alagoas, por exemplo, uma nova Sala do Empreendedor será inaugurada em Maceió, no bairro do Jacintinho, e uma loja modelo vai receber empresários, lojistas e potenciais empreendedores em visitas guiadas por consultores que vão demonstrar boas práticas de merchandising, layout da vitrine, iluminação ideal para valorizar os produtos, entre outros itens, que podem ser aplicadas em qualquer modalidade de comércio varejista.

No Amazonas, peças de artesanato e produtos alimentícios serão expostos e vendidos no shopping Manaus Via Norte; no Rio Grande do Sul haverá feiras de pequenos negócios na sede do Sebrae em Porto Alegre e nas regionais da instituição no estado. No Pará os 1,8 mil feirantes do mercado Ver o Peso, que foram capacitados para vender mais no dia 5 de outubro, estarão vestidos com avental, boné e camisetas do Movimento Compre do Pequeno Negócio.

Mais informações no site http://www.compredopequeno.com.br

(Com informações da Agência Sebrae e da Agência Brasil)

Leia mais:

Sebrae lança nova edição de cartilhas sobre Sustentabilidade

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também