loader image
22.08.16 às 12:15

Menos da metade da população brasileira tem acesso a saneamento

Apenas 39% das residências têm seus rejeitos tratados adequadamente. Falta de tratamento afeta saúde da população e polui fontes de recursos hídricos
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Maranguape (PE). Crédito: Creative commons/PEC

 

Comentário Akatu: melhorar o saneamento básico no Brasil é essencial do ponto de vista de qualidade de vida e da saúde – visto que apenas 48,6% da população no País é atendida por serviços de esgoto, de acordo com o alerta do Banco Mundial dado na reportagem abaixo, e que o saneamento é essencial para a qualidade da água e, portanto, da saúde da população. Esses temas estão entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas para reduzir a pobreza, promover a prosperidade global e o avanço social, e proteger o meio ambiente: o de número 3 (Saúde e Bem-Estar) e o 6 (Água Potável e Saneamento). De forma menos direta, faz parte também do tema do Consumo e da Produção Sustentáveis, o de número 12, visto que o uso consciente da água é parte do cuidado necessário com este recurso precioso em todo o seu ciclo de vida, envolvendo o combate ao desperdício e a utilização da água de reuso, de modo a gerar maior eficiência no seu consumo. Ou seja, ser mais eficiente no uso e no reúso da água andam em paralelo com a ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto para gerar sustentabilidade na oferta de água. Para o consumidor, isso significa, adicionalmente, compreender a importância e valorizar as iniciativas de empresas e governos que caminhem nessa direção de forma a induzir e  mobilizar tais ações em outras empresas e governos.

 

O Brasil abriga um quinto das reservas hídricas do mundo, mas a abundância não significa acesso universal a água própria para o consumo, nem a saneamento. Menos da metade — cerca de 48,6% — da população brasileira é atendida por serviços de esgoto e apenas 39% das residências têm seus rejeitos tratados.

Os números são do Banco Mundial, que alertou no dia 3 de agosto para as desigualdades na distribuição de água entre a população, a indústria e a agricultura no Brasil, além de detalhar a importância dos recursos hídricos para a economia brasileira.

Embora 82,5% dos brasileiros tenham acesso a água, apenas 43% dos domicílios entre os 40% mais pobres do país têm vasos sanitários ligados à rede de esgoto, segundo dados de 2013. A falta de tratamento faz com que poluentes sejam jogados diretamente na água ou processados em tanques sépticos desregulados, com graves consequências para a qualidade dos recursos hídricos, bem como para o bem-estar da população.

O Banco Mundial chama atenção ainda para o desperdício registrado nas empresas de abastecimento — perdas chegam a 37%. De acordo com a agência da ONU, o financiamento e subsídios do setor são baseados em uma estrutura tarifária ultrapassada que, somada ao excesso de pessoas e elevados custos operacionais, encarecem a oferta para os consumidores. Os gastos com a produção inviabilizam novos investimentos, capazes de tornar a infraestrutura mais resistente a eventos climáticos extremos como secas e inundações.

Economia brasileira depende da água
O organismo financeiro destaca que 62% da energia do país é gerada em usinas hidrelétricas e 72% da água disponível para o consumo é destinada à irrigação na agricultura. O Banco Mundial lembra que o Brasil é o segundo maior exportador de alimentos do mundo — sendo a agricultura e o agronegócio responsáveis por 8,4% do Produto Interno Bruto (PIB). Atualmente, apenas pouco menos de 20% da área de terras irrigáveis não contam com sistemas de água para o cultivo.

Segundo a agência da ONU, mesmo com a diversificação das fontes de energia prevista para as próximas duas décadas, as usinas hidrelétricas continuarão entregando 57% da eletricidade usada no Brasil. Tamanha dependência significa que, em tempos de crise – como a vivida por São Paulo em 2014 e 2015 –, a produtividade de diversos setores econômicos pode ser ameaçada.

“Em São Paulo, por alguns meses, não ficou claro se as indústrias, como a de alumínio, grande consumidora de água, poderiam continuar produzindo no ritmo anterior à crise hídrica”, lembra o líder do programa de desenvolvimento sustentável do Banco Mundial no Brasil, Gregor Wolf.

 

Leia mais:

Estudo mostra cidades com maior Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana no Brasil

Metade dos investimentos de saneamento básico no país está apenas nas 100 maiores cidades

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também