loader image
24.12.10 às 4:38

Jornada de trabalho longa é insalubre, diz estudo

Pesquisa afirma que pessoas que fazem hora extra têm 61% mais chances de ter problemas de saúde
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Comentário Akatu: Saber administrar bem o tempo também é uma atitude consciente. A busca pela sustentabilidade contempla a qualidade de vida, que está intimamente ligada a um equilíbrio entre as atividades profissionais, o tempo dedicado à companhia da família e dos amigos e a atividades de lazer.

Longas jornadas de trabalho podem aumentar o risco de lesões e doenças, afirma estudo divulgado nos EUA. Pesquisadores da Universidade de Massachusetts afirmam que as pessoas que fazem hora-extra têm 61% mais chances de ter problemas de saúde. Segundo o estudo, esse risco é ainda um terço maior caso a pessoa trabalhe mais de 12 horas diárias.

O levantamento analisou o impacto sobre a saúde de 110.236 jornadas de trabalho nos Estados Unidos entre 1987 e 2000. Os resultados estão publicados na revista especializada “Occupational and Environmental Health Journal”.

Um dos autores do estudo, Allar Dembe, disse que o risco não está necessariamente associado a atividades perigosas. “Os resultados sugerem que trabalhos com longas jornadas não são mais arriscados por estarem concentrados em indústrias ou ocupações mais perigosas”, afirmou. “As descobertas comprovam a hipótese de que longas jornadas precipitam acidentes por meio de processo causal, por exemplo, provocando fadiga ou estresse nos trabalhadores.”

Os pesquisadores identificaram 5.139 doenças e lesões relacionadas ao trabalho: estresse, cortes, queimaduras e lesões musculares, entre outros problemas. Mais da metade dessas lesões e doenças aconteceu em lugares onde é comum trabalhar longas jornadas ou fazer hora extra.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também