loader image
24.06.14 às 17:16

Instituto Akatu apoia Declaração Internacional pelo Futuro do Ártico

Documento será entregue à ONU e a líderes das nações do Ártico
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Foto: Daniel Baltrá/Greenpeace

 

O Instituto Akatu assinou a Declaração do Futuro do Ártico, documento que reflete a preocupação da sociedade civil sobre a crise no Ártico. O degelo na região representa um grande risco para a vida selvagem e para 4 milhões de habitantes locais.

O reflexo do degelo chega a outras partes do globo, destaca o documento: “As mudanças afetam a todos nós. À medida que o Ártico derrete, milhões enfrentam eventos climáticos devastadores relacionados às correntes oceânicas mais quentes.”

A declaração será entregue pelo Greenpeace a representantes da Organização das Nações Unidas e a líderes das nações do Ártico.

No documento, há um pedido de banimento da exploração de petróleo offshore no Ártico, com objetivo de proteger os recursos pesqueiros e o ecossistema marinho, e de criação de um santuário global na área não habitada ao redor do Polo Norte. “O derretimento do gelo do mar é visto por muitos como uma chance para explorar novas reservas de petróleo e gás. A expansão desta indústria representa uma ameaça sem precedentes ao meio ambiente do Ártico.”

Confira a versão completa da declaração e a lista dos signatários no endereço www.arcticdeclaration.org.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também