loader image
07.07.15 às 17:43

Edukatu tem novidades e prêmios no segundo semestre

Rede de educação do Instituto Akatu, que já alcançou 40 mil pessoas, possui ambiente “gamificado”

 Foto: O Desafio Natureza das Coisas do Edukatu está com as inscrições abertas até 30 de outubro

 

O segundo semestre do ano promete movimentar ainda mais as comunidades escolares que utilizam o Edukatu, rede aberta e gratuita de aprendizagem para o consumo consciente promovida pelo Instituto Akatu em parceria com a Braskem. O Akatu comemora as conquistas do primeiro semestre, em que o Edukatu alcançou 1.809 escolas em todas as regiões do Brasil com mais 40 mil pessoas impactadas pela rede sendo que dessas, 15 mil são estudantes e professores inscritos na plataforma.

A partir de sugestões de seus usuários e conectada às últimas tendências em educação, o Edukatu fez recentes mudanças na plataforma. Entre as novidades, destaca-se mais visibilidade para conteúdos produzidos por estudantes e professores dentro da rede, estimulando, desta forma, seu protagonismo na hora de refletir sobre sustentabilidade e consumo consciente. Sem limitar a linguagem e forma do conteúdo, os posts podem ser visualizados na página principal e trazem anotações, reflexões e indicações, tornando a educação mais próxima da realidade, permitindo que os usuários utilizem sua linguagem predileta. O Blog do Circuito passou ainda a exibir detalhes das atividades realizadas por alunos e professores, tornando a rede ainda mais dinâmica e colaborativa.

Estas são apenas algumas formas de estimular estudantes do Edukatu a aprenderem de forma lúdica e divertida. Desde seu lançamento, a rede trata de sustentabilidade e consumo consciente de um modo próximo e interativo. Por isso, todo o ambiente da plataforma é “gamificado”. Isso significa que a rede incorpora elementos e mecânicas dos jogos em seu contexto. O resultado foi mais engajamento e motivação de seus usuários.
Silvia Sá, gerente de educação do Instituto Akatu, lembra que a gamificação é uma das tendências da educação inovadora. “É divertido ao mesmo tempo em que exige que sejam alcançados objetivos. Isso ressalta como a colaboração é importante para processos de aprendizagem. As conquistas dentro do Edukatu ganham também uma esfera pública, a partir do momento em que o resultado de cada estudante é compartilhado com toda a rede e alcança a comunidade a seu redor”, afirma Silvia.

Professora participante do Edukatu, Gisele Prado acredita que o ambiente da plataforma teve papel fundamental no envolvimento de seus alunos com o consumo consciente e o desenvolvimento de um modo de vida mais sustentável. “As atividades, recursos pedagógicos e linguagens próprias ao universo infantil tornaram a aprendizagem prazerosa e com significado, transformando as atitudes no cotidiano escolar”, ilustra.
As medalhas e pontuações usadas na rede, por exemplo, incorporam o aprendizado nas atividades cotidianas do ambiente online, envolvendo seus usuários, motivando reflexões e fazendo com que comportamentos sejam repensados.

Desafio

Conectado ao ambiente virtual e propondo também atividades relacionadas fora dele, o Edukatu lançou o desafio nacional A Natureza das Coisas 2015, para mobilizar de equipes de professores e alunos de todo o país, de escolas públicas e particulares, a participarem da rede.

Qualquer professor pode se inscrever. Basta cadastrar-se na rede e desenvolver com seus alunos projetos relacionados ao consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida dos produtos. A novidade desta edição é que, além dos professores, alunos também serão premiados. E ainda: a escola de que eles participam também recebe uma oficina como prêmio.

As inscrições vão até o dia 30 de outubro. Mais informações sobre o desafio e instruções de como participar podem ser acessadas em: bit.ly/desafio-edukatu-2015

Leia mais:

Gamificação: motivação e engajamento fazem parte da rotina de alunos no Edukatu

Como inserir o consumo consciente no planejamento escolar?

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também