loader image
16.10.14 às 12:57

Edukatu lança percurso sobre consumo consciente de alimentos

Novo percurso aborda, entre outros temas, alimentação saudável, desperdício de alimentos e rotulagem
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Foto: Novo percurso trabalha temas de forma lúdica, como no game Piquenique Saga

 

O Edukatu – Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente do Instituto Akatu, em parceria com a Fundação Cargill, lançou um novo percurso de aprendizagem para tratar sobre consumo consciente de alimentos em 16/10, Dia Mundial da Alimentação.

O Percurso Comer, Dividir e Brincar inaugura o Circuito Estilos Sustentáveis de Vida e promove aprendizagem conjunta entre professores e alunos sobre temas como: alimentação saudável; desnutrição e obesidade na infância; hortas; desperdício e uso integral de alimentos; consumo consciente de alimentos; leitura e conhecimento de rótulos.

O novo Percurso trabalha os temas por meio de atividades lúdicas como ligue-pontos, vídeos, infográficos e um jogo on-line, o Piquenique Saga, em que alunos e professores são convidados a refletir sobre seus hábitos alimentares a partir das escolhas que fazem para um prato mais saudável.

“Sabemos que a alimentação saudável e consciente é hoje um dos grandes desafios mundiais. No Brasil, enquanto comemoramos o alcance da meta de diminuir pela metade o número de pessoas que sofrem com a fome nos últimos dez anos, segundo a FAO, nos preocupamos com o aumento da obesidade, especialmente relacionada às crianças. Além disso, ainda desperdiçamos um terço dos alimentos que compramos. Conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância do consumo consciente é o nosso objetivo e as crianças são ótimas mobilizadoras das famílias por meio de nossas brincadeiras”, explica Silvia Sá, Gerente de Educação do Akatu.

“A Fundação Cargill participa desta iniciativa, pois entende que a melhor maneira de promover hábitos alimentares mais saudáveis e o consumo consciente de alimentos é por meio da educação e sensibilização. Acreditamos que este tipo de vivência desperta a consciência necessária e, ao ser trabalhada de forma lúdica, potencializa toda a experiência e perpetua o conhecimento”, afirma Valéria Militelli, presidente da Fundação Cargill.

“Incentivando os professores a participar, ganhamos aliados para a causa. As atividades realizadas pelas equipes serão ainda avaliadas e publicadas no Edukatu, o que reconhece o trabalho dos professores responsáveis e funciona como um banco de boas práticas em sustentabilidade nas escolas”, completa Silvia.

Para participar, alunos e professores devem se inscrever na plataforma on-line do Edukatu (www.edukatu.org.br), organizar-se em equipes e navegar pelo novo percurso, disponível dentro da seção “Circuitos”.

Saiba Mais:

Edukatu lança gamificação de plataforma de aprendizagem para consumo consciente

Dia Mundial da Alimentação: consumo consciente e sustentabilidade

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também